2024 JÁ COMEÇOU: Deputados da Paraíba miram prefeituras de todas as regiões do Estado – CONFIRA QUEM SÃO

As eleições municipais de 2024 ainda estão longe, mas nos bastidores o cenário político já está fervendo. Partidos, lideranças e parlamentares já se articulam em busca de apoio e definição das chapas que vão compor a disputa do próximo pleito eleitoral.

Na Paraíba, alguns deputados estaduais e federais já demonstraram interesse, ou se colocaram à disposição de seu grupo político ou legenda, para disputar como prefeitos.

Os parlamentares não precisam se afastar do cargo para concorrer à prefeitura, caso sejam eleitos, eles teriam cumprido apenas dois anos de mandato. O detalhe nisso tudo é que estamos apenas no começo de 2023, portanto, a tendência é que esse número só aumente nos próximos meses. Confira, abaixo, as cidades e os interessados em uma vaga de gestor municipal:

João Pessoa

Em João Pessoa, capital paraibana, temos ao menos quatro deputados. Entre eles estão: Luciano Cartaxo (PT), Eduardo Carneiro (Solidariedade), Ruy Carneiro (PSC) e Cabo Gilberto (PL). Eles cobiçam a cadeira de Cícero Lucena (Progressistas), que, inclusive, deve disputar à reeleição.

Entre os citados, Ruy acaba saindo na frente, pois ganhou o apoio do senador Veneziano Vital do Rêgo e de seu partido, o MDB. Cabo Gilberto, por sua vez, busca o apoio de Jair Bolsonaro (PL) para fortalecer e emplacar sua candidatura. Cartaxo, no momento, é o nome favorito do PT, que aposta em sua experiência, tendo em vista que já foi gestor por dois mandatos seguidos na capital.

O deputado Eduardo Carneiro (Solidariedade) é um nome que corre por fora, sem muito destaque quando comparado aos demais. Atualmente, ele tem mais se preocupado em fortalecer sua legenda, no intuito de lançar o maior número possível de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador na Paraíba, em 2024.

Cabedelo

Outra cidade que está sendo bastante “namorada” pelos parlamentares é Cabedelo. O bolsonarista Walber Virgolino (PL) é um nome que ganhou força nas últimas semanas, apesar de sua prioridade ser João Pessoa. Ele, inclusive, segue pressionando a direção do seu partido para saber se terá a legenda garantida para ingressar na disputa majoritária de 2024.

A ala petista da Região Metropolitana de João Pessoa também deseja colocar candidato na cidade portuária. E Cida Ramos (PT) pode ser a escolhida da vez. “O PT hoje é protagonista e precisamos levar esse protagonismo de volta às cidades paraibanas. Estou pronta para o que o partido decidir”, disse ela para o Bastidores da Política.

No programa Arapuan Verdade da Rádio Arapuan FM, o deputado estadual George Morais (União Brasil) admitiu a possibilidade de disputar a prefeitura da cidade nas eleições do próximo ano. “O comando do processo eleitoral é do prefeito Vitor Hugo (União Brasil), mas tô à disposição para colaborar”. Ele também contaria com o apoio do senador Efraim Morais (União Brasil).

O deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas) não descartou a possibilidade de aceitar uma proposta para ser o sucessor do atual prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo. “Na vida a gente nunca pode dizer nunca”.

Campina Grande

Na segunda maior cidade da Paraíba, Campina Grande, os únicos citados até o devido momento, são os deputados Inácio Falcão, do PCdoB e Sargento Neto, do PL. O primeiro disputou o cargo em 2020 e foi mais um que colocou o nome à disposição do seu partido, ainda durante as eleições de 2022. O segundo, por sua vez, está no primeiro mandato, e se coloca para a disputa municipal como estratégia de fortalecimento do PL na Rainha da Borborema.

Mamanguape

Filha da atual prefeita da cidade, Eunice Pessoa (Cidadania), Danielle do Vale (Republicanos) é um nome cogitado para disputa. Caso não venha concorrer ao pleito, ela deve indicar o atual vice-prefeito, Zenobio Fernandes (PRB). Ele foi o vereador mais votado da cidade nas eleições de 2016. “A escolha de Dr. Zenobio é a continuidade da gestão da prefeita Eunice”, afirmou ela em entrevista.

O adversário da oposição deverá ser o próprio Eduardo Brito (Solidariedade), ex-prefeito da cidade, que já tratou de colocar seu nome a disposição de seu grupo político. Aliás, ele é novato na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), mas já afirmou que o seu grupo tem vários nomes qualificados para disputar a prefeitura municipal, mas que “se o melhor nome for o nosso, não somos de fugir da luta”.

Guarabira

Um nome que corre nos bastidores de Guarabira é o da deputada estadual Camila Toscano (PSDB), que revelou, em entrevista, o desejo de disputar a prefeitura da cidade em 2024. Para o programa Correio Debate, ela disse que é um “sonho” ser eleita prefeita e sentar na mesma cadeira que seu pai, Zenóbio Toscano (in memoriam), já sentou.

“Não tem como não pensar, é um sonho”, contou Camila.

Sertão Paraibano

Em Cajazeiras, o nome de Júnior Araújo (PSB) é cogitado para disputar o pleito contra o candidato do grupo do atual prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir. Ele, inclusive, chegou a desconversar a possibilidade, mas afirmou que caso o seu grupo político opte pela sua candidatura, não abandonará a disputa.

Na cidade de Pombal, Gilbertinho (União Brasil), ex-prefeito de Lagoa, já avisou que pretende concorrer. Ele comanda a terceira via na disputa. O seu nome ainda está em análise, mas, pelo cenário local, deverá ser aprovado.

No município de São Bento, Galego Souza (PP) é o nome citado para tentar desbancar Jarques Lúcio (Cidadania). Ao lado secretário de Articulação Política do Estado, Márcio Roberto (Republicanos), eles lançaram a aliança intitulada de “Unidos por São Bento”. Caso optem por outro nome, o ex-vereador Marcus Davi deverá ser escolhido pelo grupo.

Por último, Dra. Paula (PP) é outra que já colocou seu nome para 2024, chegando a afirmar que já é pré-candidata a prefeita de São João do Rio do Peixe: “Desejo representá-los”, disse no dia em que tomou posse como deputada estadual reeleita.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  18 de julho de 2024 DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo 17 de julho de 2024 DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde 16 de julho de 2024 DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política 12 de julho de 2024 DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de ‘rachadinha’ estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça 11 de julho de 2024 DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de 'rachadinha' estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça

Está no Hype

Go to Top