Blog Gutemberg Cardoso

Bolsonaro compartilha vídeo falso de 2022 para atacar Lula sobre seca no Nordeste; ASSISTA

Divulgação/ PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro, membro do partido PL, compartilhou em suas redes sociais um vídeo contendo informações falsas para criticar o atual governo liderado por Luiz Inácio Lula da Silva, do partido PT. O vídeo em questão mostra um homem mergulhando em um canal na cidade de Barbalha, no Ceará, e alega que a gravação foi feita durante a gestão de Bolsonaro, em março de 2022, com o objetivo de mostrar abundância hídrica. Entretanto, o vídeo foi gravado em maio de 2023, já durante o governo petista.

Outro vídeo é apresentado logo em seguida, mostrando imagens de um canal seco e afirmando que se trata do mesmo local. O objetivo desta vez é mostrar falta de água. No entanto, o protagonista do primeiro vídeo, Rodrigo de Oliveira, morador da região, afirma que o canal em que mergulhou em maio está ainda mais cheio atualmente, devido às chuvas de setembro na região.

O autor do vídeo original que mostra o mergulho de Oliveira é André do Cariri, criador do canal Jeito Nordestino. Ele afirma que estava na cidade de Barbalha para gravar o corte da árvore exibida na tradicional Festa do Pau da Bandeira e filmou Oliveira entrando no canal do chamado Cinturão das Águas, no Ceará.

A esposa de Oliveira, Daniela Alexandre, confirma que o canal tem mais água atualmente do que na época da gravação em maio, inclusive com a presença de peixes e pessoas pescando. Ela também afirma que o mergulho no canal foi proibido após alguns acidentes.

O deputado federal Pedro Campos, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste, não se surpreende com o uso de informações falsas por parte de Bolsonaro para falar da transposição e afirma que a desinformação sobre este tema é recorrente no bolsonarismo.

VEJA A POSTAGEM DO EX-PRESIDENTE