2300 brasileiros solicitam repatriação em Israel: 6 aviões da FAB já estão preparados par ao resgate
A embaixada brasileira em Tel Aviv informou que 2.377 brasileiros em Israel já se inscreveram para repatriação ao Brasil. Existem aproximadamente 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil brasileiros na Palestina, de acordo com estimativas da embaixada.
O país foi alvo de um ataque do grupo terroristal Hamas no último sábado (7/10).
A maioria dos inscritos para repatriação são turistas que estavam visitando a capital israelense e Jerusalém. Para solicitar o retorno ao Brasil, os brasileiros preencheram um formulário on-line disponibilizado pelo Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty.
O governo brasileiro está planejando repatriar 900 brasileiros de Israel e Palestina entre terça-feira (10) e sábado (14), de acordo com o comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno. As listas estão sendo coordenadas com o Ministério das Relações Exteriores e a prioridade é a repatriação de quem reside no Brasil ou não tem passagem de volta. Até o momento, 1,7 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar ao país devido ao conflito entre Israel e o grupo Hamas iniciado no fim de semana. A maioria são turistas que estão em Israel e três brasileiros ainda estão desaparecidos. O Ministério das Relações Exteriores recomenda que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar.