A Índia pousou, na manhã desta quarta-feira (23), sua espaçonave Chandrayaan-3 na Lua, tornando-se a quarta nação a realizar tal feito. A missão pode consolidar o status da Índia como uma superpotência global no espaço.
Anteriormente, apenas os Estados Unidos, a China e a antiga União Soviética completaram aterrissagens suaves na superfície lunar.
O local de pouso do Chandrayaan-3 também está mais próximo do polo sul da lua do que qualquer outra espaçonave na história já se aventurou.
A ousada missão indiana Chandrayaan-3 divulgou suas primeiras imagens da Lua nesta semana. A sonda foi lançada em julho deste ano, e já está se aproximando da órbita lunar.
Assim, a nave vai tentar fazer um pouso lunar no dia 23 de agosto, de acordo com a Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO, na sigla em inglês).
Com as imagens recém-divulgadas é possível ver os painéis solares da espaçonave em primeiro plano. A Lua, com suas grandes crateras, está ao fundo, mostrando a proximidade da nave com o satélite natural.
“À medida que a missão avança, uma série de manobras foi planejada para reduzir gradualmente a órbita do Chandrayaan-3 e posicioná-lo sobre os polos lunares”, disse a agência indiana, em comunicado.
Uma ilustração com a localização da sonda em relação ao satélite natural da Terra foi compartilhada pelo governo indiano para mostrar que a missão tem tudo para ser bem sucedida.
A espaçonave, cujo nome se traduz em “nave lunar” em sânscrito, é uma missão que acontece quatro anos após a primeira tentativa malsucedida. A agência espacial indiana tentou pousar um rover na superfície lunar em 2019.
A primeira missão lunar da Índia, o Chandrayaan-1 foi lançado em 2008 e passou um ano em órbita lunar procurando evidências de moléculas de água.
Caso a Chandrayaan-3 consiga tocar o solo lunar em segurança, a Índia vai se tornar a quarta potência espacial a conseguir fazê-lo. Até agora EUA, União Soviética e China já pousaram na Lua.
Missão ousada para a Lua
Além de entrar na lista dos países que pisaram na Lua, a sonda indiana pode ser a primeira a pousar em uma área nunca alcançada do solo do satélite natural da Terra.
A espaçonave lunar de 3,9 toneladas foi lançada em órbita terrestre em 14 de julho, pelo foguete mais pesado da Índia, o LVM3. Este marcou o sétimo voo consecutivo bem-sucedido do foguete. Ao todo, o módulo lunar pesa 1750kg.
Assista o momento exato em que a Chandrayaan-3 pousou na superfície lunar