ELEIÇÕES EM LAGOA SECA: Prefeita tenta se reeleger com apoio do deputado Fábio Ramalho; oposição busca aliança com partidos da base de João Azevêdo
A eleição municipal de 2024 está se aproximando. Nos bastidores, os partidos e seus representantes buscam alianças para se fortalecer no pleito. Em Lagoa Seca, no Agreste Paraibano, o cenário já começou a tomar forma, mas ainda precisa de algumas definições. Até o momento, pelo menos quatro pré-candidatos a prefeitos foram citados, sem contar a atual prefeita, Dalva Lucena (PP), que deve concorrer à reeleição.
A chefe do Executivo municipal ainda não decidiu um nome para concorrer como vice na chapa. Contudo, já adiantou que o vice será decidido no próximo ano.
Dalva assumiu a Prefeitura da cidade após o então prefeito, Fábio Ramalho, renunciar o cargo para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Na época, ela era vice-prefeita.
Inclusive, o deputado já declarou apoio à sua candidatura. “Em Lagoa Seca, nós continuamos com um grande projeto exitoso que iniciou-se com a nossa gestão 2017 e que tem dado continuidade, e ampliando as ações através da prefeita Dalva Lucena, que será nossa candidata a reeleição em 2024”, declarou o deputado em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.
Em 2020, a gestora contabilizou 12 mil votos para vice-prefeita, e deve aproveitar o reconhecimento de Fábio Ramalho (PSDB) nas urnas para disputar o comando do Poder Executivo.
Dalva é contadora e presidiu a secretária de Finanças de 2004 a 2016 na Gestão do ex-prefeito Dr. Edvardo Herculano de Lima. Também foi secretária de Finanças no governo de Fábio Ramalho.
Nos bastidores, líderes políticos experientes concordam com a prefeita que ainda é cedo, inclusive para qualquer anúncio de partidos aliados.
Como está a oposição
A oposição ainda não tem um nome coeso para a disputa majoritária. Porém, alguns pré-candidatos são ventilados pela mídia local. O vereador e médico veterinário Iacome Jácome, filho do ex-prefeito Pedro do Pão, como é popularmente conhecido, tem sido uns destes aspirantes à Prefeitura.
Ele era aliado da prefeita Dalva, mas rompeu com a gestora por estar insatisfeito com a gestão. Como justificativa, Jácome citou falta de planejamento, paralisação de obras e problemas na Saúde e Educação. Além disso, segundo o parlamentar, a popularidade da prefeita Dalva está caindo e a população lamenta a renúncia de Fábio Ramalho, nos bastidores.
Em entrevista ao portal Se Liga PB, ele afirmou publicamente o desejo de disputar a Prefeitura. “Meu nome está à disposição e espero que a população entenda a nossa proposta. Me sinto preparado para pleitear”, destacou.
Iácome disse ainda que está dialogando com alguns partidos da base do governador João Azevêdo, para apoiar seu projeto e colocar pré-candidaturas para o legislativo municipal.
Outros nomes de oposição citados são os vereadores Diego do Veleiro, Zira, Edvaldo Bode.