Na manhã desta terça-feira (26), durante uma reunião da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, ocorreu um desentendimento entre o deputado federal André Janones e alguns de seus colegas parlamentares bolsonaristas.
Durante a audiência, Janones chamou um dos parlamentares de “idiota” por interromper o discurso do Ministro Silvio Almeida, responsável pela pasta de Direitos Humanos e da Cidadania.
A presidente da comissão, deputada Bia Kicis, pediu que Janones não interrompesse a sessão e que não fizesse ofensas ao deputado. Diante da persistência do bate-boca, a presidente da comissão suspendeu a sessão por cinco minutos.
O Ministro Silvio Almeida também registrou sua insatisfação por ter sido chamado de “covarde” e “analfabeto” durante o tumulto. A tensão entre os parlamentares continuou, e o deputado Evair de Melo decidiu levantar-se de sua cadeira. Janones e Evair continuaram a trocar insultos, com Janones solicitando que o colega retirasse a mão de seu corpo e acusando-o de ter “cheiro de cachaça”.
O desentendimento resultou em um empurrão dado por Evair o deputado foi o responsável por requerer a presença de Silvio Almeida na comissão, com o objetivo de obter “esclarecimentos” relacionados a um trecho de um discurso proferido pelo Ministro durante o lançamento do Relatório de Recomendações para o Enfrentamento ao Discurso de Ódio e ao Extremismo no Brasil, ocorrido em julho.
Veja o vídeo da briga
O deputado André Janones (Avante-MG) foi agredido fisicamente durante a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara por Evair de Melo (PP-ES). Eles estavam discutindo durante sessão do colegiado e o bolsonarista pegou o colega pelo colarinho e o empurrou enquanto… pic.twitter.com/vUnvEghT5G
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) September 26, 2023