Lula e Alckmin serão alvo de julgamento das ações de investigação pelo TSE nesta quinta-feira : ENTENDA
A chapa Lula e Alckmin, vencedora do segundo turno das eleições presidenciais, está enfrentando o julgamento de duas ações de investigação eleitoral no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) hoje, 19 de outubro.
Os processos em análise são os seguintes:
Acusação de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação:
A campanha de Jair Bolsonaro (PL), candidato derrotado no pleito, apresentou denúncias à Corte Eleitoral alegando que a chapa Lula-Alckmin utilizou de forma irregular os serviços do Google. Segundo as acusações, a manipulação ocorreu ao modular e filtrar as buscas dos eleitores. A suposta manipulação teria resultado na apresentação, em primeiro plano, apenas de matérias com viés positivo a Lula, produzidas pela própria campanha dele, quando os eleitores buscavam informações sobre casos de corrupção envolvendo o petista. A defesa do presidente e de Alckmin nega as acusações, afirmando que não existem provas ou indícios de irregularidade. Além disso, argumentam que os resultados das pesquisas no Google não corroboram as alegações dos adversários.
Acusação de uso indevido dos meios de comunicação:
Outra acusação apresentada pela campanha de Bolsonaro é relacionada ao suposto uso indevido dos meios de comunicação pela chapa Lula-Alckmin.
Alega-se que a chapa agiu de forma irregular ao conceder entrevista coletiva no dia do primeiro turno, transmitida por canais de televisão, e ao fazer um discurso após o encerramento da votação e o anúncio do segundo turno.