Ciro Nogueira pode punir filiados do PP que se aliarem com o PT em 2024; decisão afeta aliança de Cícero com petistas em JP
O presidente do Progressistas (PI), Ciro Nogueira, avisou aos integrantes de seu partido Brasil afora que quem quiser apoiar candidatos do PT a prefeito não receberá verba para custear a campanha.
A decisão poder afetar diretamente a política municipal de João Pessoa. Lideranças do PT, a exemplo de Cida Ramos e Luciano Cartaxo, defendem a candidatura própria do partido à prefeitura da capital paraibana, enquanto outros setores da legenda buscam uma aliança com o atual prefeito Cícero Lucena (PP).
Além disso, a orientação do PP pode impactar diretamente a dinâmica política em diversas cidades, influenciando as estratégias partidárias e as alianças que serão formadas para disputa majoritária.
A situação ganha ainda mais relevância diante das projeções do aumento do Fundo Eleitoral para R$ 4,96 bilhões, caso o Congresso aprove o acordo. Com o PP podendo receber uma fatia significativa desse montante, a restrição de Ciro Nogueira pode influenciar diretamente o financiamento das campanhas e, consequentemente, o cenário político em João Pessoa.