Câmara dos Deputados aprova proibição de linguagem neutra em órgãos públicos; confira como os parlamentares paraibanos votaram
A Câmara dos Deputados aprovou a proibição da linguagem neutra em órgãos públicos na terça-feira (5). A votação fez parte de um projeto de lei que institui um padrão nacional de linguagem simples em órgãos públicos. Dos parlamentares paraibanos, votaram a favor da proibição os deputados Cabo Gilberto, (PL), Damião Feliciano (União), Hugo Motta e Wilson Santiago (Republicanos). O projeto ainda vai para avaliação do Senado.
Os parlamentares paraibanos falaram em entrevista ao programa Arapuan Verdade sobre o resultado, “importante para acabar de uma vez por todas com algo que não existe na nossa língua portuguesa”, disse o deputado federal Cabo Gilberto.
A emenda foi aprovada por 257 votos a 144, com duas abstenções. Apenas governo, maioria e as federações PT-PCdoB-PV e Psol-Rede orientaram voto contrário. Entre os paraibanos, votaram contra a proibição Gervásio Maia (PSB), Luiz Couto (PT), Romero Rodrigues e Ruy Carneiro (Podemos).
O STF decidiu em fevereiro deste ano que um projeto de lei do governo de Rondônia que tentava proibir o uso da linguagem neutra em escolas era inconstitucional. A Corte entendeu que só a União poderia legislar sobre as diretrizes da educação.