Dino herdará 344 processos no STF, entre eles o Ministro deve julgar Indulto Natalino e a CPI da COVID; ENTENDA

O recém-aprovado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, enfrentará um acervo de 344 processos ao assumir o cargo em fevereiro de 2024, após ter seu nome aprovado pelo Senado.

Esses processos incluem investigações sobre a atuação do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de covid-19 e a legalidade dos indultos natalinos assinados durante sua gestão.

Flávio Dino foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a vaga deixada pela ministra Rosa Weber, que se aposentou em outubro.

A posse de Dino ocorrerá após o recesso do Supremo, que começa em 20 de dezembro e termina em 1° de fevereiro de 2024, de acordo com informações da Agência Brasil.

A lista de processoe herdados por Flávio Dino inclui 106 recursos e 237 ações, sendo a maioria relacionada a temas de Direito Administrativo. Também há pelo menos 43 ações constitucionais, que discutem a validade de leis em relação à Constituição.

Entre os principais processos que serão analisados pelo novo ministro, Flávio Dino estão:

  1. Indulto natalino: Flávio Dino terá em suas mãos recursos e ações que discutem o indulto concedido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro a pessoas com pena de prisão não superior a cinco anos.
  2. Conclusões da CPI da Covid: O novo ministro será o relator de um dos pedidos preliminares de apuração enviados pela Procuradoria-Geral da República com base nas conclusões do relatório final da CPI da Covid do Senado. Isso inclui investigações relacionadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, ministros e outros agentes públicos de sua gestão.
  3. Aborto: O novo ministro herda uma nova ação apresentada pelo PL em setembro deste ano, que pede que a punição para abortos provocados por terceiros seja equiparada à do crime de homicídio qualificado.

Além disso, após tomar posse, Flávio Dino também fará parte da distribuição dos processos que chegarem ao tribunal.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

PL e PT; qual será a posição dos extremos para as eleições de 2026 na PB – Por Gutemberg Cardoso 16 de novembro de 2024 PL e PT; qual será a posição dos extremos para as eleições de 2026 na PB - Por Gutemberg Cardoso NOVIDADES DA POLÍTICA PARAIBANA: Quem são os 5 pré-candidatos a deputado federal da Paraíba?; Ruy Carneiro poderá ser vice de Efraim ou de Pedro e mais 15 de novembro de 2024 NOVIDADES DA POLÍTICA PARAIBANA: Quem são os 5 pré-candidatos a deputado federal da Paraíba?; Ruy Carneiro poderá ser vice de Efraim ou de Pedro e mais DESTAQUES: Felipe Leitão desmonta conspiração de dois vereadores em Bayeux; PSD declara apoio a Hugo Motta; e Defensor Público é afastado por 180 dias 14 de novembro de 2024 DESTAQUES: Felipe Leitão desmonta conspiração de dois vereadores em Bayeux; PSD declara apoio a Hugo Motta; e Defensor Público é afastado por 180 dias DESTAQUES: Representação no Congresso: Damião perde e Daniella Ribeiro ganha; Escala 6×1 é o assunto mais comentado nas redes sociais; e Hugo Motta quer reduzir gastos na casa dos deputados 13 de novembro de 2024 DESTAQUES: Representação no Congresso: Damião perde e Daniella Ribeiro ganha; Escala 6x1 é o assunto mais comentado nas redes sociais; e Hugo Motta quer reduzir gastos na casa dos deputados DESTAQUES: Bets esportivas podem estar com os dias contados; Imprensa nacional descobre estratégia de Hugo Motta; e Cícero diz que não será candidato a governador 12 de novembro de 2024 DESTAQUES: Bets esportivas podem estar com os dias contados; Imprensa nacional descobre estratégia de Hugo Motta; e Cícero diz que não será candidato a governador

Está no Hype

Go to Top