Ao blog, Prefeito de Mataraca se pronuncia após grupo chinês desistir da construção de cidade internacional

O prefeito de Mataraca, Egberto Coutinho Madruga, confirmou, em entrevista ao Blog do Gutemberg Cardoso, que o grupo chinês desistiu da construção de um porto de águas profundas e de uma cidade internacional no município. Segundo o gestor municipal, o valor de R$ 9 trilhões seria investido a longo prazo, o que não foi explicado detalhadamente.

“Nesse momento, eles estão desistindo pela complexidade do projeto. Talvez, no futuro, dê certo. Aqui ou em outro lugar. O valor muito alto, segundo eles, seria para vinte anos, não era para ser investido agora, era um projeto a longo prazo. Também não foi explicado isso detalhadamente”, disse o prefeito.

Egberto ainda destacou que o principal objetivo de sua gestão era construir o porto de águas profundas. No entanto, os chineses apareceram com o projeto da cidade internacional, acrescentando o porto durante a construção.

“Estou em paz. O projeto que a gente sempre lutava aqui era a questão do porto, que é um projeto da época do governador Maranhão. O pessoal (grupo chinês) vinha com essa proposta acrescentada com a questão da cidade, e realmente aquela reunião (da divulgação do projeto), foi uma reunião aberta, para a gente começar a discutir essa possibilidade. Porém, o valor muito alto assustou todo mundo”, acrescentou Egberto.

Por último, o prefeito destacou que estará sempre aberto ao diálogo e a novos projetos. “Têm coisas que não dá certo pelo momento, talvez no futuro dê certo, aqui ou em outro lugar. Estamos sempre abertos para o diálogo com o governo, com o grupo (chinês), com as autoridades, com a imprensa. Até encontrar um denominador que acreditamos que vai realmente ser executado”, concluiu.

O que aconteceu com o projeto

O projeto gerou suspeitas sobre a sua viabilidade e a origem dos recursos. Em entrevista à Folha Online, um dos representantes do grupo chinês, Jianing Chen, se recusou a revelar quais consórcios de investidores estavam envolvidos e quantos funcionários trabalhavam na Brasil CRT, empresa que executaria o projeto. Ele também usou um provérbio para desqualificar os questionamentos: “Grilos de verão não podem falar sobre o gelo, e sapos de poço não podem falar sobre o mar.”

Diante das dúvidas, o grupo chinês decidiu cancelar o projeto em Mataraca e notificou a Brasil CRT para isso. Segundo Chen, eles irão realizar outro projeto de investimento maior em outro estado do Brasil, mas não informou qual seria.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Ruy e Queiroga crescem na Pesquisa Quaest; George Moraes confirma que será candidato a deputado federal; e confira mais 10 cidades onde a eleição está praticamente definida 18 de setembro de 2024 DESTAQUES: Ruy e Queiroga crescem na Pesquisa Quaest; George Moraes confirma que será candidato a deputado federal; e confira mais 10 cidades onde a eleição está praticamente definida DESTAQUES: Quem será o deputado federal que vai para o Republicanos?; Frei Anastácio declara apoio a Cícero e Leo em JP; e Leila está disputando uma vaga para vereadora com Mikika, Marcílio do HBE e Toinho Pé de Aço 17 de setembro de 2024 DESTAQUES: Quem será o deputado federal que vai para o Republicanos?; Frei Anastácio declara apoio a Cícero e Leo em JP; e Leila está disputando uma vaga para vereadora com Mikika, Marcílio do HBE e Toinho Pé de Aço DESTAQUES: Quais as cidades em que a eleição está praticamente definida?; Justiça derrota Cabo Gilberto e confirma PL com Nilvan; e cena entre Datena e Marçal gera meme e convite de Ratinho 16 de setembro de 2024 DESTAQUES: Quais as cidades em que a eleição está praticamente definida?; Justiça derrota Cabo Gilberto e confirma PL com Nilvan; e cena entre Datena e Marçal gera meme e convite de Ratinho Projeção dos 10 maiores colégios eleitorais da Paraíba, que representam 40% do eleitorado – Por Gutemberg Cardoso 14 de setembro de 2024 Projeção dos 10 maiores colégios eleitorais da Paraíba, que representam 40% do eleitorado - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Amanda Rodrigues chama presidente estadual do PT de “maluco”; Diretora do IFPB nega que Prefeita de Areia tenha recusado terreno; e Jurídico de Cícero afirma que ele é alvo de milícia digital 13 de setembro de 2024 DESTAQUES: Amanda Rodrigues chama presidente estadual do PT de "maluco"; Diretora do IFPB nega que Prefeita de Areia tenha recusado terreno; e Jurídico de Cícero afirma que ele é alvo de milícia digital

Está no Hype

Go to Top