ELEIÇÕES EM PRINCESA ISABEL: Prefeito busca sucessor e oposição articula frente ampla para disputa; CONFIRA QUEM SÃO
A disputa para as eleições municipais de 2024 está agitando os bastidores da política paraibana. Na cidade de Princesa Isabel, localizada no alto sertão, o atual prefeito, Ricardo Pereira (PSB), não pode mais se reeleger e precisa escolher um candidato para sucessão.
Em contato com o Blog do Gutemberg Cardoso, o gestor revelou que o nome escolhido está entre os secretários de Finanças, Fábio Braz; de Educação, Ana Paula e o presidente da Câmara Municipal, Ednaldo de Melo (Garrancho). O nome do vice-prefeito Zé Casusa está praticamente descartado para essa composição.
Ainda por cima, ele adiantou que a previsão para o candidato ser anunciado é em fevereiro. Sobre o outro nome que completará a chapa, Ricardo disse que ainda não é momento para essa definição, pois pode atrapalhar o foco na gestão e nos trabalhos que estão sendo executados. “Cedo ainda, mas vamos definir. Coisa dinâmica é a política”, declarou o prefeito ao Blog.
Em entrevista na Rádio Princesa FM, Garrancho, um dos pré-candidatos, garantiu que está preparado para governar Princesa Isabel. Sobre a possibilidade de ser vice-prefeito na chapa, o vereador afirmou que não interessa disputar a majoritária nesse espaço.
“Eu sei da minha responsabilidade e compromisso com Princesa e estou preparado se for o escolhido do grupo. Coloquei meu nome a disposição para a disputa porque as pessoas estavam pedindo. Se eu for o candidato defenderei o povo de Princesa, mas também se não for, seguirei meu caminho”, disse Garrancho.
A secretária de Educação, Ana Paula, por sua vez, também falou na mesma rádio que está preparada para administrar a cidade caso seja a escolhida do grupo do prefeito Ricardo Pereira.
“Estou preparada, mas sei que uma gestão não se faz sozinha. Precisamos de uma equipe técnica para fazer uma boa gestão e é isso que faremos caso formos a escolhida para disputar a eleição e vencermos. Vale destacar que será um governo de continuidade desse projeto que tem transformado a cidade”, afirmou Ana Paula.
Já o secretário de Finanças, Fábio Braz, alegou que respeitará a decisão de Ricardo se outro nome for o escolhido.
“Nosso grupo vai marchar unido e ganhar a eleição. Esse grupo vem unido desde 2012, sempre coeso e por isso caminhamos para vitória. O nome que for escolhido pode contar comigo”, afirmou Fábio, admitindo que também pode disputar uma vaga na Câmara Municipal.
O grupo do prefeito conta com apoios importantes, entre eles Hervázio Bezerra, Hugo Motta e o governador João Azevêdo. Além disso, Ricardo garante que tem o apoio de 9 dos 11 vereadores atuais da Câmara Municipal.
Como está a oposição
Na oposição, Rúbia Matuto havia saído na frente, anunciado que seria candidata a prefeita. No entanto, em outubro de 2023, ela anunciou um alinhamento político com os outros nomes da oposição: Aledson Moura e Sidney Filho. Também estão com o grupo Doutor Sidney, Thiago Pereira, Doutor Rivaldo e Alan Moura, que é irmão de Aledson.
“Hoje é um dia histórico! O grupo de oposição, em Princesa, se reuniu ontem à noite (4) e, as três lideranças representadas pelo médico doutor Aledson Moura, pelo advogado Sidney Filho e pela ex-vice-prefeita de São José de Princesa, Rúbia Matuto, bateram o martelo. A união das oposições, agora, é prego batido e ponta virada. Juntos, os três grupos estão unidos e decididos a lançar uma chapa para concorrer à prefeitura de Princesa nas eleições do próximo ano. A foto acima dá o tom de toda a conversa. Pelo semblante dos rostos das quatro lideranças e pelos gestos de vitória, fica claro que, a aliança, e pra valer”, anunciaram em comunicado.
O nome do vice segue indefinido e assim deve permanecer por mais algum tempo. A definição da chapa final não será fácil, uma vez que todos os nomes envolvidos almejam disputar a eleição.
Apesar desse contratempo, circula nos bastidores, que Rúbia e Sidney Filho são os preferidos do grupo oposicionista. A população de Princesa Isabel enxerga em Rúbia uma adversária a altura de competir de igual com o candidato que será indicado pelo prefeito Ricardo Pereira.
Inclusive, o posicionamento agregador de Rúbia foi fundamental para uma composição mais forte das forças oposicionistas na cidade.
Rúbia é sangue novo na politica de Princesa Isabel. É filha do líder político Luiz Matuto e irmão do prefeito de São José de Princesa, Juaniano Matuto.
Senadores e deputados federais e estaduais estão oferecendo partido para sua filiação. Ela tem até o mês de abril para tomar sua decisão. Rúbia está dialogando com seus aliados e apoiadores de oposição, para definir a sigla que vai concorrer no pleito de 2024.
Com esse cenário, a disputa em Princesa Isabel será bastante acirrada, e os próximos meses serão decisivos para ambos os lados.