ELEIÇÕES EM BELÉM: Com três mulheres na disputa, a eleição promete ser acirrada; CONFIRA O CENÁRIO
As eleições municipais na Paraíba estão pegando fogo nos bastidores. Em muitas cidades, o cenário já começou a se desenhar. Em Belém, no Agreste Paraibano, a prefeita do município, Dona Aline, vai em busca da reeleição no dia 6 de Outubro.
Em 2020, ela venceu o pleito municipal com 58,58% dos votos válidos, um total de 6.064 eleitores. Renata Christinne Freitas de Souza Lima Barbosa (Cidadania), que disputava reeleição, ficou em segundo, com 39,38%, seguida por Hidalberto Araújo de Oliveira (PRTB), 1,74%, e Cícero Mendonça da Costa (PSOL), 0,30%.
No ano passado, Dona Aline foi convidada por Veneziano Vital do Rêgo para se filiar ao MDB. Ela aceitou o convite e assinou a filiação na sede estadual do MDB da Paraíba, em João Pessoa, com a presença do ex-deputado estadual Tarcísio Marcelo, seu irmão.
Além do apoio do senador, a gestora conta com a aliança de boa parte dos vereadores da Câmara Municipal, entre eles Valdo Fernandes, Everton Gama e Naldo de Rua Nova.
O nome do vice em sua chapa não foi revelado, mas a expectativa é que seja indicado por seu grupo político no próximo mês.
A oposição está se articulando e promete vir forte
Do lado da oposição aparece o nome de Dona Cris, que é vice-prefeita da cidade e pode romper com a atual gestora. Cris é esposa do ex-deputado Ricardo Marcelo e cunhada de Dona Aline.
No final do ano passado, durante a tradicional procissão de encerramento da festa de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do município, foi registrado e comentado por muitos a sintonia entre ela e a ex-vereadora Mirelly Kallinier onde, inclusive, ambas posaram juntas para fotos em plena harmonia, despertando comentários sobre uma possível união em torno de uma chapa.
Outro ponto destaque no evento foram as presenças de várias figuras conhecidas ligadas a diversos grupos políticos do município e que compareceram para prestigiar o evento e em visível sintonia com a vice-prefeita.
Além disso, chamou a atenção a chegada de Dona Cris, com uma comitiva formada pelos vereadores Dé do PT, Xavier Netto que é líder da oposição na Câmara, entre outras lideranças locais.
Para muitos, este foi também o pontapé inicial da pré-candidatura de Dona Cris a prefeitura de Belém. E, ao que parece, a chapa da oposição já estaria definida pela vontade do povo, tendo Dona Cris como pré-candidata a prefeita e a ex-veradora Mirelly Kallinier como pré-candidata a vice-prefeita.
Ainda na oposição aparece o nome da ex-prefeita Renata Christinne. Renata foi prefeita de Belém de 2016 a 2020, onde perdeu as eleições para Dona Aline.
Segundo informações de bastidores, existe a possibilidade dela dialogar com Dona Cris para uma união. O grupo da ex-Prefeita Renata e de seu esposo, ex-Prefeito Roberto Flávio, possuem forte tradição e eleitores fiéis a eles. Caso se concretize, a oposição pode chegar com boas chances para a disputa.
Na cidade, também se fala que Roberto Flávio pode ser o candidato do PSB, de João Azevêdo. Ele seria uma alternativa para tentar unir as oposições. Essa tese, no entanto, ainda não ganhou tanta força para florescer.
Enquete Polêmica Paraíba
No último mês de dezembro, o Polêmica Paraíba promoveu uma enquete para saber do leitor em quem votaria para prefeito de Belém, caso as eleições fossem hoje.
De acordo com o levantamento feito pelo site, Dona Aline ficou com 48.62% dos votos, Dona Cris teve 39.13%, seguido de Renata Christinne que teve 11.25%. Confira aqui o resultado na íntegra.
É importante lembrar aos leitores e internautas que o levantamento não tem caráter científico e não pode de maneira alguma ser divulgado ou compreendido como pesquisa eleitoral.