OPOSIÇÃO DE CASA: Municípios da Paraíba vão protagonizar embates familiares nas Eleições 2024
O cenário das eleições municipais de 2024 já está tomando forma. Nos bastidores, prefeitos mudam de partido, inimigos viram amigos e alianças são formadas sem importar o espectro político. Em algumas cidades, por exemplo, os pré-candidatos já foram anunciados, visando a opinião pública sobre a escolha.
Nas regiões do Sertão e Agreste Paraibano, por sua vez, alguns municípios vão virar palco para disputas familiares. É o caso de Conceição, Bananeiras, Sobrado, Juazeirinho, São Sebastião de Lagoa de Roça, Itatuba e Desterro.
Em busca de ilustrar esse cenário, o Blog do Gutemberg Cardoso vai apontar quem são os possíveis pré-candidatos, tanto da situação como oposição. É válido ressaltar que os nomes mencionados fazem parte de uma previsão, sem nada consolidado ainda, visto que o jogo das cadeiras da política pode mudar de uma hora para outra. Confira abaixo:
Bananeiras
Em Bananeiras, a disputa será entre o atual prefeito Matheus Bezerra, candidato natural à reeleição, e Ana Virgínia Bezerra, ex-primeira-dama, viúva do ex-prefeito Augusto Bezerra Cavalcanti, que vem a ser irmão do pai de Matheus.
Ana Virgínia tentou disputar as eleições para prefeita em 2012. Mas, à época estava filiada ao MDB. O pai de Matheus, que comandava a legenda, não permitiu a candidatura. Optou por uma aliança com o grupo Ramalho, indicando Matheus para vice do então prefeito Douglas Lucena.
Segundo informações da jornalista Sony Lacerda, a chapa da oposição já estaria com Ana Virgínia tendo Guga Aragão como vice. Esse último disputou as eleições de 2020. É sobrinho de Ramalho Leite e da ex-prefeita Marta Ramalho.
Conceição
No município de Conceição do Piancó, o cenário aponta para um racha na situação com o prefeito Samuel Lacerda precisando ser candidato pelo Solidariedade porque o Republicanos ficou com seu tio, Marcilio Lacerda, candidato a prefeito, ainda dispondo de 3 candidatos de Oposição em fase de definição de uma só chapa.
Conhecido por ser o articulador político do grupo, foi Marcílio quem indicou ao irmão, o nome do sobrinho, para ser o candidato da família em 2020.
O principal opositor dos dois podem ser o engenheiro Landinho do PDT e os vereadores Stherlan e Luan, do PSB. A escolha de chapa poderá sair nos próximos 15/20 dias à frente.
Juazeirinho
Em Juazeirinho, a administração da cidade, até então nas mãos de Anna Vírginia do partido Avante, corre o risco de ser abalada por um confronto direto entre parentes, com o ex-prefeito Bevilacqua Matias lançando sua pré-candidatura, desafiando sua própria sobrinha.
A atual prefeita Anna Vírginia, que assumiu o cargo com sua vice-prefeita Sandra Paulino, enfrenta agora a oposição direta de seu tio, Bevilacqua Matias. As tensões entre os membros da família se intensificaram quando Bevilacqua tentou impor seu nome, ou o da esposa, como vice na chapa de Anna Vírginia, mas foi confrontado com a decisão da prefeita de manter Sandra Paulino como vice.
Diante dessa recusa, Bevilacqua Matias optou por romper com o grupo político e lançar sua própria pré-candidatura à prefeitura, criando assim uma batalha eleitoral familiar direta. Anna Vírginia é filha do saudoso Genival Matias, irmão de Bevilacqua, tornando essa disputa ainda mais intrincada pelas relações familiares envolvidas.
Sobrado
Do lado de oposição tem o nome do presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho (PSB), que conta com o importante apoio do governador João Azevêdo. Do outro lado têm Raquel Melo, que é cunhada de George Coelho, e de acordo com alguns especialistas, ela pode ser a favorita para vencer o pleito eleitoral deste ano.
São Sebastião de Lagoa de Roça
Em São Sebastião de Lagoa de Roça, as prévias indicam a tendência de disputa entre dois primos, um apoiado pelo prefeito Severo Luís, o ex-prefeito Ramalho Alves, e na oposição, Basto Santos, primo de Ramalho.
Ramalho Alves foi prefeito de São Sebastião de Lagoa de Roça, de 2000 à 2008, exercendo por 8 anos seguidos o mandato de gestor, e hoje é o nome definido pelo grupo do prefeito Severo.
Por outro lado, Basto Santos é um empresário conhecido e de bastante influência na cidade. Ele é o nome mais cotado para oposição, tendo em vista sua força política. Além dele, os nomes de Galego Gás, do vereador Tony, e do ex-secretário municipal Marcone Farias aparecem como possíveis candidatos.
Itatuba
A situação no município de Itatuba é quase semelhante. O que muda apenas é o parentesco: tio e sobrinho. O atual prefeito, Josmar Lacerda, deve tentar reeleição no próximo pleito. Em 2020, Josmar teve 55,04% dos votos. Foram 3.694 votos no total. O candidato derrotou Marlon, que ficou em segundo lugar com 44,96% (3.017 votos).
Ele pode enfrentar o sobrinho Aron Andrade, que já foi prefeito do município e disputou o cargo de deputado estadual pelo Republicanos. Em 2022, ele foi o parlamentar mais votado da cidade com 3.401 votos, à frente do deputado estadual Felipe Leitão, que foi o nome apoiado pelo prefeito Josmar.
Desterro
Os irmãos Odilon Simões dos Santos e Tiago Simões dos Santos devem ser os protagonistas do pleito municipal. Mesmo sendo irmãos, atualmente seus posicionamentos políticos divergem e ambos devem disputar o cargo executivo de Desterro em palanques separados.
Como nome cotado para disputar a prefeitura de Desterro pela oposição, Odilon é atualmente vice-prefeito, eleito em 2020 junto a Valtecio de Almeida Justo, mais conhecido como Sinhô Almeia. Rompidos politicamente, Odilon deve disputar a cargo de prefeito do município sem o apoio do companheiro de urna no pleito municipal anterior.
Sinhô deve escolher o seu sucessor para concorrer em 2024 para que Desterro siga sendo governada por seu grupo político, como é de natural desejo de cada gestor. No momento, o nome cotado é o do Presidente da Câmara Municipal de vereadores, Tiago Simões, irmão do vice-prefeito Odilon. Caso ambas as candidaturas se consolidem, teremos na Paraíba mais um embate familiar nas eleições municipais./Redação com informações do Se Liga PB, WSCOM, Sony Lacerda e Política Cariri.