GRANDES FAVORITOS: Blog aponta 10 cidades onde têm candidatos com chances de 90% de vitória

Levantamento do Blog do Gutemberg Cardoso com as enquetes eleitorais mais recentes mostra que 10 prefeitos paraibanos largam na frente na corrida para conseguir vencer a disputa municipal em suas respectivas cidades.

O caminho, no entanto, ainda é longo e os cenários de candidatos podem sofrer alterações até o mês de agosto, quando encerra os registros de chapa majoritária na Justiça Eleitoral.

Assim, cabe aos leitores entender, que as projeções dessa matéria é uma fotografia do momento, passível de mudanças.

Além disso, vale ressaltar que o levantamento não seguiu um plano amostral formal, como também não foi utilizado um método científico restrito para sua realização.

Logo, são essas as cidades e os atuais mandatários que lideram o levantamento:

Cabedelo

O prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, não deve enfrentar grandes dificuldades com a escolha de seu sucessor nas eleições 2024. Conforme a conjuntura atual, André Coutinho é o grande favorito para levar o pleito municipal.

Coutinho foi eleito para seu primeiro mandato em 2020, e já se tornou presidente da Câmara Municipal de Cabedelo. Ele possui bastante proximidade do grupo do ex-prefeito Mersinho Lucena (PP).

Atrás dele, em segundo lugar, aparece a ex-vereadora e ex-primeira-dama do município, Jaqueline Viana, e o ex-deputado e atual presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa.

Catolé do Rocha

Em Catolé, o comando do prefeito Laurinho Maia pode continuar nos próximos anos. Segundo informações da imprensa da região, ele deve se reeleger em Outubro com certa segurança.

Ele conta com o apoio do deputado estadual, Gilbertinho, forte liderança no sertão. Nas eleições 2022, em Catolé, Gilbertinho obteve 1.236 votos, ficando em terceiro lugar. Além dele, o deputado federal, Murilo Galdino (Republicanos) e Senador Federal, Efraim Filho, podem aparecer no palanque do prefeito.

Por outro lado, a oposição apresenta duas pré-candidaturas para a prefeitura, incluindo a do ex-vereador Felipão (PSB), que exerceu o cargo entre 2009 e 2016, sendo vice-presidente da Câmara em um mandato. O outro nome que pode aparecer é o da líder social Bidia, concorrendo pelo PSOL.

Sapé

Major Sidnei parece caminhar a passos largos para sua reeleição. Ele possui um relevante favoritismo contra o então Presidente da Câmara Municipal e sobrinho do ex-Prefeito Roberto Feliciano, Luizinho Limeira.

Luizinho é um dos cotados como nomes da oposição para a eleição de outubro, ao lado do ex-Prefeito José Feliciano, o suplente de Deputado Estadual Juscelino do Peixe, Professor Miguel e o empresário Alan da Madereira.

Recentemente, Major Sidnei saiu do PSB e foi para Republicanos, do deputado federal Hugo Motta. Ele ingressou na polícia em 1996 e estava atuando no cargo de comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar em Sapé, quando concorreu ao seu primeiro cargo público no pleito de 2020.

Itabaiana

Os resultados das últimas enquetes na Paraíba, indicam uma preferência significativa pelo candidato apoiado por Dr. Lúcio.

Três nomes estão na disputa para ser escolhido pelo atual prefeito para disputar pela situação, que são: Suelyo (Cidadania), atual vereador da cidade, e presidente da Câmara dos vereadores. Neto (PSDB), vice-prefeito de Itabaiana. Ubiratan Correia (Cidadania), vereador mais votado da última eleição e ex -presidente da Câmara dos vereadores, e Soraya Galdino, secretária de saúde de Itabaiana, Presidente do COSEMS e irmã do deputado Adriano Galdino.

Os números evidenciam o desejo da população de Itabaiana em ver o grupo liderado por Dr. Lúcio à frente da gestão municipal. Essa preferência se torna ainda mais clara à medida que os indecisos vão se manifestando e o grupo de Dr. Lúcio se consolida na dianteira da corrida eleitoral de 2024.

Todavia, Sinval (MDB), ex-vice-prefeito de Itabaiana e líder da oposição, tem força na cidade e, talvez, possa surpreender nas enquetes que irão ser realizadas nos próximos meses.

São José de Piranhas

O atual prefeito da cidade, Bal Lins, vem levando vantagem diante dos demais pré-candidatos nas últimas enquetes. Em algumas delas, ele acumula mais que o dobro do eleitorado, quando comparado ao segundo colocado.

Inclusive, ele entrou para o quadro do PSB da Paraíba, do governador João Azevêdo, que se estrutura para as eleições 2024 e 2026.

Com o apoio do governador, ele ganha força e sai na frente da concorrência, uma vez que João tem força no interior e possui articulações com mais de 70 prefeitos no estado.

Patos

A tendência política e a preferência do eleitorado local é pela reeleição de Nabor Wanderley. Os seus opositores ainda não ganharam força para desbancar seu novo mandato à frente da Prefeitura.

Em enquetes promovidas recentemente, ele chega a alcançar 50% do eleitorado, demonstrando seu favoritismo para vencer ainda no primeiro turno.

Além disso, dos 17 vereadores, apenas quatro estão fazendo oposição, tecendo críticas contra a gestão de Nabor. Isso, por sua vez, demonstra a falta de uma oposição mais consolidada no município. Sem grandes opositores, ele deve vencer nas urnas e se firmar por mais quatro anos.

Uiraúna

A prefeita Leninha vem liderando as projeções feitas para cidade. Recentemente, ela deixou o MDB e se filiou ao PSB para ganhar a força do governador João Azevêdo. Essa articulação, por sua vez, já trouxe benefícios para a gestora.

A exemplo do que aconteceu em Soledade, o governador conseguiu unir oposição e situação no município. Diego Galdino, pré-candidato apoiado pelos deputados Wilson Santiago e Wilson Filho (deputados da base de João), desistiu da disputa. Ele deve firmar uma aliança real com a prefeita, o que se consolidou após a articulação do socialista.

“Essa é uma união de forças em benefício da sociedade, uma aliança em prol de Uiraúna e vamos a uma grande vitória com a junção de forças desses dois grupos políticos”, afirmou João.

Itaporanga

Com a articulação do governador João Azevêdo (PSB), o prefeito de Ituporanga, Divaldo Dantas, oficializou o médico Azif Lemos como candidato à sucessão.

A vice na pretensa chapa será Calina Dantas, que é Chefe de Gabinete e sobrinha do atual gestor. Ela chegou a ser cotada para ser a candidata mas, após decisão do grupo, aceitou mudar de lugar na chapa majoritária.

Inclusive, Azif vem liderando os números em enquetes promovidas nas redes. Segundo informações dos bastidores da política local, ele é franco favorito para vencer a eleição na cidade.

Aliás, a chapa situacionista deve enfrentar o grupo comandado pelo deputado estadual Taciano Diniz (União Brasil).

Caaporã

O prefeito de Caaporã, Kiko Monteiro, e o pré-candidato a prefeito, Wilton Alencar, deixaram o União Brasil e se filiaram ao PSB. A articulação proporciona um grande apoio para o grupo do prefeito, que ao lado do governador, ganha força para se consolidar na cidade.

O grupo da oposição, por sua vez, recebeu a adesão de um importante articulador político da Paraíba, o deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade). Em fevereiro, o parlamentar anunciou as pré-candidaturas da atual vice-prefeita Didi e do ex-vereador Chico Nazário.

Todavia, ainda é incerto se a chapa oposicionista vai emplacar na disputa. O grupo do atual prefeito é favorito e possui boa aprovação na cidade.

Cuité

Do lado de situação, Caio Camaraense, sobrinho do atual prefeito Charles Camaraense é o grande favorito.  Caio já tem sido visto em alguns eventos da cidade. Ele é filho natural de Cuité, um jovem bem sucedido, e que agora dará seu primeiro passo na vida pública/política com a missão de representar o grupo Camaraense na disputa pela Prefeitura em 2024.

Ele vai enfrentar o oposicionista Renan Furtado, o vice-prefeito rompido politicamente com Charles. O embate promete ser dinâmico, mas com favoritismo para Charles, conforme informações de bastidores.

A expectativa é que o desenrolar dos acontecimento intensifiquem suas estratégias para conquistar o eleitorado municipal. Os cidadãos, por sua vez, aguardam ansiosos pelas definições do cenário eleitoral.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: João Azevêdo nomeia Jhony para PB Sáude; Zé Aldemir diz que não tem acordo para votar no governador para o Senado; e Júnior Araújo afirma que não está no bloco da oposição 25 de novembro de 2024 DESTAQUES: João Azevêdo nomeia Jhony para PB Sáude; Zé Aldemir diz que não tem acordo para votar no governador para o Senado; e Júnior Araújo afirma que não está no bloco da oposição Chapa do governo para 2026; o candidato a governador será do PSB? 23 de novembro de 2024 Chapa do governo para 2026; o candidato a governador será do PSB? DESTAQUES: Deputado paraibano chama Bolsonaro de assassino; Panta e Jane confirmam que serão candidatos em 2026; e Wallber Virgolino votará na chapa de Adriano Galdino na ALPB? 22 de novembro de 2024 DESTAQUES: Deputado paraibano chama Bolsonaro de assassino; Panta e Jane confirmam que serão candidatos em 2026; e Wallber Virgolino votará na chapa de Adriano Galdino na ALPB? DESTAQUES: Reforma que Cícero vai fazer no seu secretariado é de olho em 2026; Dois pedidos de Aijes contra o prefeito de Alhandra; e João confirma interesse no senado 21 de novembro de 2024 DESTAQUES: Reforma que Cícero vai fazer no seu secretariado é de olho em 2026; Dois pedidos de Aijes contra o prefeito de Alhandra; e João confirma interesse no senado Por quê a sucessão presidencial para 2026 não empolga ninguém? – Por Gutemberg Cardoso 20 de novembro de 2024 Por quê a sucessão presidencial para 2026 não empolga ninguém? - Por Gutemberg Cardoso

Está no Hype

Go to Top