Veneziano participa de jantar com Lula e gera boatos de que desistirá da candidatura

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) participará nesta segunda-feira (11) do jantar de senadores com o ex-presidente Lula (PT). O parlamentar firmou aliança, no mês passado, com o PT da Paraíba, visando as eleições deste ano. Ele pretende disputar o governo do Estado e deverá ter como companheiro de chapa o ex-governador Ricardo Coutinho (PT), que tentará a disputa pelo Senado. Este último precisará reverter a inelegibilidade imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para conseguir a inscrição para a disputa.

Veneziano briga para ter exclusividade no palanque do ex-presidente Lula na Paraíba e acusa os apoiadores do governador João Azevêdo (PSB), seu principal adversário no agrupamento de esquerda, de espalharem que ele não será candidato. “É tão evidente que o governo trabalhou nos últimos dias com a perspectiva de que eu não seria candidato que nem precisa do corpo pericial”, ironizou o parlamentar. O risco de não o parlamentar não ter exclusividade no palanque aumentou com a indicação do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), para vice de Lula.

O alinhamento de Veneziano com o ex-presidente Lula é classificado por ele como fato consumado. O jantar desta segunda-feira vai acontecer na casa do ex-presidente do Senado Eunício Oliveira (MDB-CE). Vai reunir os emedebistas do Nordeste, mas também de outros estados e até parlamentares do PSD e do PP, este último um partido alinhado com o presidente Jair Bolsonaro (PL). O movimento dos emedebistas em direção a Lula ocorre apesar de o partido ter uma pré-candidatura lançada, trata-se da senadora Simone Tebet (MS). A parlamentar trabalha o próprio nome com terceira via.

Um dos senadores convidados para o jantar disse à CNN, em caráter reservado, que a ideia, para além do aspecto simbólico, é levar a Lula análises críticas em relação aos últimos movimentos do petista. A avaliação desse parlamentar é a de que as declarações do ex-presidente nesta semana foram desastrosas e que, para evitá-las, Lula precisa expandir suas conversas para além do núcleo duro do PT. Entre elas, Lula defendeu o direito de mulheres fazerem o aborto, incentivou protestos contra congressistas e disse que, se eleito presidente, retiraria militares de cargos comissionados no Governo.

A agenda do ex-presidente Lula em Brasília também deve contar com uma visita ao Acampamento Terra Livre, organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

 

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Romero flerta com Republicanos e diz que vai ser deputado federal em 2026; João Azevêdo faz alerta para Cícero na campanha; e Cabo Gilberto não apoia Hugo Motta na Câmara 6 de setembro de 2024 DESTAQUES: Romero flerta com Republicanos e diz que vai ser deputado federal em 2026; João Azevêdo faz alerta para Cícero na campanha; e Cabo Gilberto não apoia Hugo Motta na Câmara DESTAQUES: Cabo Gilberto e o PL estão brincando com Wellington Roberto; Pesquisa aponta Jackson Alvino na frente de Nilvan; e Hugo Motta está avançado para ser presidente da Câmara 5 de setembro de 2024 DESTAQUES: Cabo Gilberto e o PL estão brincando com Wellington Roberto; Pesquisa aponta Jackson Alvino na frente de Nilvan; e Hugo Motta está avançado para ser presidente da Câmara DESTAQUES: Hugo Motta já venceu a 1ª batalha para ser o presidente da Câmara; prefeitos aliados do PSB afirmam que ‘’Tibério é o presidente estadual do partido”; e Dra. Paula diz que não rompeu com o governador 4 de setembro de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta já venceu a 1ª batalha para ser o presidente da Câmara; prefeitos aliados do PSB afirmam que ‘’Tibério é o presidente estadual do partido"; e Dra. Paula diz que não rompeu com o governador DESTAQUES: Por que a Paraíba tem mais de 100 mil servidores que não passaram por concurso público e a cada 4 anos só aumenta?; Lucas diz que não mandou indireta para o Governador; e Léa Toscano enfrenta acusações de plágio 3 de setembro de 2024 DESTAQUES: Por que a Paraíba tem mais de 100 mil servidores que não passaram por concurso público e a cada 4 anos só aumenta?; Lucas diz que não mandou indireta para o Governador; e Léa Toscano enfrenta acusações de plágio DESTAQUES: Vice-governador manda indireta para João Azevêdo; Encontro de Lula com a cúpula do PT em JP não acontece e gera especulações; em SP, Datena parte para cima de Marçal 2 de setembro de 2024 DESTAQUES: Vice-governador manda indireta para João Azevêdo; Encontro de Lula com a cúpula do PT em JP não acontece e gera especulações; em SP, Datena parte para cima de Marçal

Está no Hype

Go to Top