Professores e servidores fazem protesto na UFPB e pedem suspensão oficial das aulas
Professores e servidores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizaram um protesto no início da manhã desta quarta-feira (5). Eles se concentraram no portão do CCHLA e de lá seguiram para a reunião do Consepe, prevista para hoje pela manhã.
Os professores vão cobrar do Consepe a suspensão oficial das aulas, que recomeçariam hoje. Na teoria não está havendo aula, já que tanto os professores quanto os servidores estão em greve. Mas, oficialmente, é o Consepe quem pode suspender as aulas.
Os manifestantes chegaram a fechar a entrada do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).
A categoria reivindica repasses de verbas às instituições, além de melhorias salariais. A greve foi deflagrada na segunda-feira (4) por tempo indeterminado.
“O comando de greve, ontem cobrou, que o CONSEPE votasse hoje, a suspensão oficial das aulas. Estamos em greve desde a segunda. Mas é o CONSEPE quem diz que suspende realmente as aulas. Então é a cobrança do comando de greve que essa reunião e a expectativa de que ao final dessa reunião o CONSEPE suspenda as aulas na UFPB. Dessa forma, nenhum aluno será prejudicado”, informou a assessoria da Adufpb.
Entenda o caso
A decisão da greve foi tomada com 167 votos a favor, 38 contrários e duas abstenções em assembleia geral da categoria nesta quarta-feira (29/5), no campus da UFPB em João Pessoa. Servidores e professores de algumas universidades e institutos federais pelo Brasil, como o IFPB na Paraíba, já estão em greve reivindicando repasses de verbas às instituições, além de melhorias salariais.