GRANDES FAVORITOS: Blog aponta quem lidera a corrida eleitoral nas cidades do litoral norte da Paraíba
Levantamento do Blog do Gutemberg Cardoso com as enquetes eleitorais mais recentes mostra que 12 pré-candidatos largaram na frente na corrida para conseguir vencer a disputa municipal nas cidades do litoral norte da Paraíba.
O caminho, no entanto, ainda é longo e os cenários de candidatos podem sofrer alterações até o mês de agosto, quando encerra os registros de chapa majoritária na Justiça Eleitoral.
Assim, cabe aos leitores entender, que as projeções dessa matéria é uma fotografia de momento, passível de mudanças.
Além disso, vale ressaltar que o levantamento não seguiu um plano amostral formal, como também não foi utilizado um método científico restrito para sua realização.
Logo, são essas as cidades e os pré-candidatos que lideram o levantamento:
Rio Tinto (Magna Gerbasi)
Em Rio Tinto, a prefeita Magna Gerbasi (PP) deve voltar a enfrentar o ex-prefeito Fernando Naia nas urnas, em outubro. Ele perdeu a reeleição para a progressista em 2020.
Magna, inclusive, avisou que repetirá a chapa das últimas eleições, com o vice-prefeito Fábio Alves na vaga. Os dois chegaram a romper, mas decidiram retomar a parceria.
Neste pleito, ela vai continuar no PP de Aguinaldo Ribeiro e irá manter a chapa vitoriosa de 2020 ao lado de Fabinho de Brizola, filho da ex-Prefeita Dudu, união essa que havia sido rompida entre os grupos nas eleições estaduais de 2022. Gerbasi também espera contar com o apoio do Deputado Chico Mendes e do Governador João Azevêdo, o qual apoiou nas últimas eleições.
Já seu adversário, Naia, vai para a disputa pelo Republicanos do deputado federal Hugo Motta. Outro nome do partido que se apresenta para a disputa é o do médico veterinário Marcílio das Rações. O partido vai realizar a pesquisa para definir qual dos dois será o candidato.
Itapororoca (Batista Torres)
O vice-prefeito de Itapororoca, Batista Torres, teve seu nome oficializado como pré-candidato a prefeito do município pelo partido União Brasil, presidido pelo senador Efraim Filho no Estado.
Batista rompeu com a atual prefeita, Elissandra Brito, após a entrada do vereador Rodrigo Carvalho no grupo de situação. Segundo o pré-candidato, a sua decisão de concorrer nas eleições municipais foi tomada após uma avaliação minuciosa de diversas pesquisas realizadas em Itapororoca.
Ele aparece como favorito na corrida eleitoral da cidade. Dos 11 vereadores na Câmara Municipal, apoiam Batista Torres, Riseuda Nunes (PP), Walisson Dionísio, Neuza Madruga (presidente da Casa) e Socorro da Corrente. Os dois últimos do União Brasil.
Pelo menos 11 secretários municipais já deixaram o cargo para apoiar a pré-candidatura do vice-prefeito. Batista também conta com o apoio do ex-prefeito Celso Morais, seu padrinho político e de Elissandra.
Na oposição, o vereador Rodrigo Carvalho (PSDB) será o nome apoiado pela prefeita, que está no segundo mandato. O nome a vice ainda não foi definido. O deputado federal Ruy Carneiro e o ex-deputado Pedro Cunha Lima se somam ao grupo da gestora e apoiam Rodrigo.
Jailson Fernandes, lançado pelo governador João Azevêdo, é outro que aparece no pleito. Ele terá ao seu lado os deputados Gervásio Maia, presidente estadual do PSB, Wilson Santiago, Hervázio Bezerra, Eduardo Carneiro e Wilson Filho.
Marcação (Índia Ninha)
A pré-candidata Índia Ninha teve seu nome lançado para disputar as eleições municipais em um evento político realizado pelo grupo da atual prefeita, Lili Oliveira.
O evento reuniu lideranças políticas, amigos, familiares e milhares de apoiadores do município. Recentemente, ela ganhou o importante apoio do Cacique Toinho, da Aldeia Carneira, uma das principais líderes indígenas da região. Com esta nova aliança, Índia Ninha consolida sua base política, contando agora com o apoio de 12 dos 15 caciques da cidade.
Além do Cacique, ela recebeu a adesão da criadora de conteúdo Maiara Padilha e o conselheiro tutelar Dennis Suarez. Todos eles possuem destaque na região de Marcação.
A senadora Daniella Ribeiro, o deputado federal, Aguinaldo Ribeiro e o vice-prefeito, Lucas Ribeiro, também compõem a base de Índia Ninha. Com isso, ela é franca favorita para levar a disputa.
Capim (Carlyanne Borba)
O prefeito da cidade de Capim (PB), Tiago Lisboa (PSDB), escolheu a Professora Carlyanne Borba para a chapa de sucessão municipal.
Com alianças que inclui o senador Veneziano Vital do Rêgo, Ruy Carneiro, Danielle do Vale (nome de muita influência na região) e o PT, ela dispara na frente para vencer o pleito municipal.
O vice-prefeito na chapa da professora é Cesar Lucas, que já foi vereador e presidente da Câmara municipal e atualmente conta com o cargo de vice-prefeito no município.
Sete, dos nove vereadores também estão com ela. Pela oposição, Carlyanne deve enfrentar nas urnas Erivelton Ferreira do PSB e Valéria Lima do PSDB.
Cuité de Mamanguape (Helhinho Souza)
A disputa em Cuité de Mamanguape se aproxima e muitos perguntam quem será o nome da oposição para enfrentar o atual prefeito, Helhinho Souza.
Em enquete realizada pelo Blog do Chico Soares, promovendo um confronto direto entre o atual prefeito Helhinho e um dos principais nomes da oposição Cal Filho, traz os seguintes cenários de acordo com os internautas.
Com 65% das intenções de voto, Helhinho lidera a corrida sobre a disputa pela Prefeitura Municipal de Cuité de Mamanguape, visando as eleições de 2024.
O jovem político Cal Filho, aparece com 35% das intenções. Foram 1.042 votos no total, na página (du_mamanguape_10).
Apesar da distância expressada na pesquisa, realizado no final do ano passado, é esperado que a disputa seja concorrida. Muito por conta das alianças que os pré-candidatos podem fechar para a disputa municipal.
Curral de Cima (Paulo Queiroz)
O ex-secretário de Controle Interno, Paulo Queiroz vem liderando as enquetes que aconteceram no município. Segundo informações do Blog Chico Soares, as enquetes foram promovidas por populares e blogueiros da região. O pré-candidato da situação liderou as enquetes em todos os cenários possíveis de disputa.
Na enquete promovida pelo perfil do Instagram @políticapb, Paulo Queiroz aparece em 1° lugar, com 79% os votos, em seguida o nome de João Ribeiro aparece com 9%, seguido de Adjalmir com 4% dos votos e 9% optaram por outros pré-candidatos. Já na primeira enquete realizada pelo perfil, @curraldecimaof, Paulo Queiroz despontou com 76% dos votos contra 16% de Adjamir e 8% brancos.
Em outra enquete realizada pelo perfil @curraldecimaofc, que incluiu um terceiro nome, o resultado foi de 64% Paulo Queiroz, 28% João Ribeiro é 8% Adjalmir. Na enquete feita pelo perfil @leozinhoteclas, Paulo Queiroz segue como preferido com 59%, seguido de João Ribeiro com 24% e Adjalmir com 17%.
Na enquete realizada pelo perfil @lagoadedentrosincero, Paulo Queiroz obteve 64% das intenções de voto, enquanto Adjalmir apareceu com 36%.
Segundo os bastidores políticos, o nome de Paulo Queiroz, que recebeu o apadrinhamento de Totó Ribeiro, tem uma grande aceitação em Curral de Cima e vem despontando como um dos nomes mais fortes para vencer as eleições municipais.
Jacaraú (Valdeci Coutinho)
Uma recente enquete realizada pelo Portal Política Cariri sobre as eleições municipais de 2024 em Jacaraú revelou um quadro de incerteza e movimentação política intensa.
A enquete perguntou aos internautas quem deve sair vitorioso nas próximas eleições: Valdeci Coutinho, Márcio Cruz ou João Ribeiro. Houve também a opção de “Prefiro não opinar”.
Os resultados mostraram Valdeci Coutinho na liderança com 33% dos votos, seguido por João Ribeiro com 26% e Márcio Cruz com 21%.
Além disso, 20% dos participantes preferiram não opinar. Desconsiderando os votos daqueles que não opinaram, simulando uma situação de votos válidos, Valdeci Coutinho obteria 41%, João Ribeiro 32% e Márcio Cruz 27%.
Esses números revelam uma preferência inicial pelo nome apoiado pelo atual prefeito Elias Costa, que anunciou Valdeci Coutinho como seu candidato. Valdeci é professor e ocupou o cargo de secretário de finanças e planejamento do município. Márcio Cruz, atual vice-prefeito, rompeu politicamente com Elias Costa, enquanto João Ribeiro, presidente do PSB municipal, já foi derrotado por Elias nas eleições de 2016 e 2020.
A alta porcentagem de internautas que preferiram não opinar, 20%, sugere uma grande incerteza no cenário político, possivelmente esperando as movimentações políticas futuras. Este fator indica que os eleitores podem estar aguardando definições mais claras das alianças e propostas dos candidatos antes de tomarem uma decisão definitiva.
Baía da Traição (Deta de Serginho)
A pré-candidata Deta de Serginho vem aparecendo com larga vantagem sobre o segundo colocado, Aluízio. Na pesquisa Blog do Ninja/Certifica Consultoria e Pesquisa, Deta aparece com 65%, mais de 4 vezes do que as intenções de voto de Aluízio, que obteve 15% da preferência do eleitorado.
O vereador da cidade de Baía da Traição e ex-presidente da Câmara Toninho de Rosa foi confirmado como vice-prefeito na chapa.
Toninho é reconhecido por sua atuação destacada no cenário político local, e é uma figura bem vista e conta com uma relação sólida e de confiança com atual prefeito Serginho Lima.
Com a aproximação das eleições, Deta aparece com uma boa colocação e certo favoritismo, impulsionada pela confiança e apoio da comunidade local. A expectativa da população local é de que as mudanças e os investimentos planejados pelo prefeito Serginho Lima, aliados ao potencial de liderança e comprometimento de Deta, contribua para um futuro promissor em Baía da Traição.
Mamanguape (Joaquim Fernandes)
A pesquisa de intenção de votos realizada pelo instituto Datavox, contratada pelo portal PB Agora, referente à corrida eleitoral para a prefeitura de Mamanguape, apontou o favoritismo do médico Joaquim Fernandes.
Na pesquisa estimulada, onde foram apresentados aos eleitores os pré-candidatos que estão até agora com os nomes postos para a disputa deste ano, o nome de Joaquim lidera com 46% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito da cidade, Eduardo Brito com 34%.
Filho do vice-prefeito Zenóbio Rodrigues e apoiado pela atual prefeita Eunice Pessoa, Joaquim Fernandes é médico, professor e empresário e aparece como um dos nomes mais fortes na disputa pela Prefeitura de Mamanguape.
Além da prefeita Eunice, Joaquim conta com o apoio do governador João Azevêdo, do deputado federal Hugo Motta e da deputada estadual Danielle do Vale.
Lagoa de Dentro (Fabiano Pedro)
A corrida pelo Executivo do município promete acirramento após um racha. O atual prefeito Zezinho da Rapadura (PSB) irá disputar a reeleição e seu principal opositor é Fabiano Pedro, ex-prefeito da cidade e sobrinho de Zezinho. Fabiano elegeu o sucessor, seu tio em 2020.
Ainda na oposição, irá disputar a cadeira de gestor da cidade, Camaf Douglas, que perdeu em 2020, para Zezinho, por uma pequena diferença de votos. Ainda não se sabe quem serão os pré-candidatos a vice, nas chapas encabeçadas por Zezinho, Camaf e Fabiano.
Em enquete realizada Polêmica Paraíba, os números mostraram que Fabiano Pedro, é o favorito dos eleitores, com 41,44% dos votos, Camaf Douglas teve 34,49 % dos votos e Zezinho da Rapadura teve 24,07%.
Araçagi (Josilda Macena)
O cenário atual é marcado por uma disputa entre mulheres, onde a atual prefeita Josilda Macena irá concorrer a reeleição. A atual gestora diz que precisa dar continuidade a um trabalho bem feito para Araçagi continuar crescendo e no rumo certo.
Além disso, ela tem ganhado destaque ao longo de sua administração pelas diversas obras que vem executando no município, e pelo lado político, por estar conseguindo manter uma base forte e sem perdas consideráveis até o momento.
Sempre em seus discursos e entrevistas, Josilda Macena faz questão de frisar que o nome do atual vice-prefeito Eduardo Casquinha é o que irá compor a sua chapa nas eleições municipais deste ano.
Do lado de oposição, ela vai enfrentar, a ex-secretária de Ação Social da cidade, Carminha Câmara, que se filiou no mês de março ao PSB.
Mataraca (Yrmard Pedrosa)
Eymard Pedrosa foi nome escolhido pelo grupo de situação liderado pelo o atual prefeito, Egberto Madruga. Yrmard Pedrosa é advogado e atual procurador da Prefeitura. Na condição de vice, o encarregado é Isaías Bessa.
Com a máquina do governador João Azevêdo e seus aliados, ele desponta na frente, em prol da vitória nas eleições. O seu grupo de situação está à frente do município há 20 anos.
Pela oposição, a pré-candidatura do professor Gilson Souto (Republicanos) ao lado da possível vice Fernanda Almeida (Podemos) figura entre os bastidores de Mataraca.
Eles contam com apoio dos deputados Ruy Carneiro (Podemos) e Danielle do Vale (Republicanos), além da empresária da JAP Metais, Janeisa Costa (Repúblicanos), que abriu mão da disputa para tratar de um problema de saúde.