GRANDES FAVORITOS: Blog aponta quem lidera a corrida eleitoral nas cidades da região de Catolé do Rocha

Um levantamento do Blog do Gutemberg Cardoso aponta quem são os pré-candidatos favoritos nas cidades da região de Catolé do Rocha, no Sertão Paraibano.

O caminho, no entanto, ainda é longo e os cenários de candidatos podem sofrer alterações até o mês de agosto, quando encerra os registros de chapa majoritária na Justiça Eleitoral.

Assim, cabe aos leitores entender, que as projeções dessa matéria é uma fotografia de momento, passível de mudanças.

Além disso, vale ressaltar que o levantamento não seguiu um plano amostral formal, como também não foi utilizado um método científico restrito para sua realização.

Lembrando que as cidades da região de Catolé do Rocha são 11, sendo, respectivamente, Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Catolé do Rocha, Jericó, Lagoa, Mato Grosso, Riacho dos Cavalos, São Bento e São José do Brejo do Cruz.

Logo, são esses os pré-candidatos que lideram o levantamento:

Belém do Brejo do Cruz – Leomar Maia 

A cidade de Belém do Brejo do Cruz homologou as candidaturas de Leomar Maia e Jéssica, com o apoio do atual prefeito Evandro e do vice-prefeito Petinha.

O anúncio foi recebido com entusiasmo e muito alegria não só pelos vereadores da base do gestor, mas também por grande maioria da população.

Ao lado de Leomar estará o deputado estadual Caio Roberto e o deputado federal Wellington Roberto. Eles também contam com maioria na Câmara Municipal. O adversário do grupo de situação será o oposicionista Dr. Germano, nome apoiado pelo presidente do PSB na Paraíba, Gervásio Maia.

Bom Sucesso – Tairis Duarte 

Uma recente enquete realizada pelo Portal Política Cariri sobre as eleições municipais de 2024 em Bom Sucesso revelou a preferência dos internautas em relação aos nomes apresentados na disputa.

Na enquete, o tesoureiro municipal Tairis Duarte, candidato apoiado por Pedrinho Caetano, lidera com 47% das intenções de voto. Dr. Cléber Pontes, esposo da atual vice-prefeita Olyvia Priscilla, aparece com 38%.

Tairis teve seu nome anunciado como candidato pelo prefeito Pedrinho Caetano após uma pesquisa interna. Por outro lado, Dr. Cléber Pontes lançou sua candidatura em resposta a uma parcela da população que expressou descontentamento com a atual administração.

Brejo do Cruz – Dr. Tales

O atual prefeito Dr. Tales Torricelli movimenta o tabuleiro eleitoral de Brejo do Cruz de forma estratégica. Ao derrotar e quebrar a hegemonia política de Barão Dutra nas eleições 2020, Tales consolidou sua liderança e fortaleceu sua base, desmontando a oposição ao ter conquistado apoios de vereadores como Hermes Arruda e outros.

Apesar de estar em seu primeiro mandato como prefeito, ele mostra capacidade de articulação para chegar em 2024 mais forte do que foi em 2020.

Ao seu lado, no palanque, estará os senadores Efraim Filho (União), Veneziano Vital (MDB), o deputado federal Hugo Motta (Republicanos) e o deputado estadual Júnior Araújo (PSB).

Pela oposição a maior liderança é sem dúvidas o ex-prefeito Barão Dutra (PL), ele já administrou a cidade por três mandatos, entre 2005 e 2012 e entre 2017 e 2020. Há quatro anos, ele quem enfrentou Tales, numa das eleições mais acirradas na história da cidade. Barão que é também empresário tem se mantido em silêncio se concorrerá novamente.

De qualquer forma, o nome da oposição terá no palanque a ex-deputada estadual Pollyanna Dutra, a senadora Daniella Ribeiro (Progressistas), o deputado estadual Galego Souza e também o governador João Azevedo (PSB).

Brejo dos Santos – Luciene Almeida ou Dr. Sandrinho (disputa apertada)

A atual prefeita Luciene Almeida é a candidata natural à reeleição. No último final de semana, ela participou da convenção do PSB e PL, que homologou seu nome na disputa pela prefeitura. Sua companheira de chapa será a vice-prefeita, Raissa Ferreira.

Junto com ela está lideranças políticas locais, o deputado estadual Gervásio Maia e o governador João Azevêdo.

Por outro lado, na oposição, os partidos União Brasil, Republicanos e PDT lançaram a candidatura do médico Dr. Sandrinho. O vice é o vereador Rômulo Guedes. Dr. Sandro é ex-prefeito de Brejo dos Santos e Rômulo é ex-presidente da Câmara e atual vereador do município.

Catolé do Rocha – Laurinho Maia

Em Catolé do Rocha, são três os possíveis pré-candidatos (as) apontados na disputa. Um deles é o prefeito Laurinho Maia (União Brasil) que vai concorrer à reeleição.

Na oposição, a aposta é no ex-vereador Felipão (PSB), que exerceu o cargo entre 2009 e 2016, sendo vice-presidente da Câmara em um mandato; e no líder social Bidia, que concorre representando o PSOL.

Conforme informações de bastidores, Laurinho possui uma ótima avaliação em sua gestão. Além disso, ele conta com o apoio do deputado estadual, Gilbertinho, forte liderança no sertão.

Nas eleições 2022 em Catolé, Gilbertinho obteve 1.236 votos, ficando em terceiro lugar. Além dele, o deputado federal, Murilo Galdino (Republicanos) e o Senador Federal, Efraim Filho, podem aparecer no palanque do prefeito.

Jericó – Kadson Monteiro

O atual prefeito Kadson Monteiro (PSB) já anunciou que pretende concorrer à reeleição. O gestor conta com apoio de seis dos nove vereadores da Câmara Municipal, inclusive o presidente Júnior de Zeca (Cidadania). Em nível estadual também estão com Kadson os deputados Júnior Araújo (PSB) e Gervásio Maia (PSB) e o governador João Azevedo (PSB).

Já a oposição deve confirmar que pra disputa eleitoral deste ano, terá como candidato a prefeito o atual vereador Jarbas Rosado. Ele foi o parlamentar mais votado em 2020 com 657 votos. O pré-candidato vem de família tradicional na política.

Outros dois vereadores da atual formação da Câmara estão com Jarbas, e na sua futura chapa, três nomes são cotados como prováveis vices. Entre eles são: o ex-vereador Moacir Junior, o advogado Charles Monteiro e o empresário Charlinho de Valdeir.

Esses são os personagens da disputa em Jericó. Assim como em 2020, é esperado uma disputa apertada, mas com um certo favoritismo para o prefeito Kadson Monteiro.

Lagoa – Socorro de Biro

O diretório do Partido Democrático Trabalhista (PDT), no município de Lagoa, anunciou a candidatura de Socorro de Biró para prefeita e Renato a vice-prefeito.

O grupo político de situação conta com o apoio do deputado estadual Gilbertinho e de sete vereadores dos 9 da Câmara Municipal. Além disso, João Azevêdo estará com a atual gestora.

Já pela oposição o cenário aparenta ser de indefinição. Lidiana Borges (esposa do ex-prefeito Demys Borges), o vereador Lairis de Lauri (o mais votado na história da cidade), o empresário Diego Siqueira e o ex-prefeito Zé Marrafa são especulados pelo grupo.

Mato Grosso – Gidalva Lima

Em Mato Grosso, Gidalva Lima será o nome do PSB e João Azevêdo. Além do governador, ela terá a aliança do deputado federal Gervásio Maia e da secretária de estado Pollyanna Dutra.

Outras lideranças do município a exemplo do presidente da Câmara Municipal, vereador Netinho da farmácia, e o empresário e ex-candidato a prefeito, Antônio Abelírio também apoiam a chapa encabeçada por Gidalva. Devido a isso, ela dispara na frente e pode vencer sem sustos o pleito municipal.

Riacho dos Cavalos – Arthur Vieira

A pesquisa PB Agora/Datavox apontou que o pré-candidato a prefeito Arthur Vieira (PP) é o que a população de Riacho dos Cavalos mais acredita que vai ganhar, independentemente da intenção de voto, com 54,6%, contra 38,3% do atual prefeito, Eudim de Dé (União Brasil).

Arthur conta com uma frente ampla para o pleito, incluindo lideranças políticas dos partidos Progressistas, Republicanos, PSD e PSD.

Entre os aliados do prefeito estão 5 parlamentares do legislativo local e os senadores Efraim Filho (União) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB), além do deputado estadual George Morais.

São Bento – Gerfeson Carnaúba

O pré-candidato a prefeito de São Bento, Gerfeson Carnaúba (PSB) está na dianteira das pesquisas, com maioria folgada de 53% sobre 40% de Marcos Davi, na preferência dos eleitores. A consulta encomendada e divulgada pela Rádio Solidária FM  foi feita pelo Instituto Falcão Pesquisas e Publicidade.

Apesar do resultado, os dois grupos estão rodando suas bases, para reafirmar os apoios que serão essenciais no pleito do ano que vem.

A expectativa é de que a eleição municipal em São Bento seja bastante concorrida e disputada. A população está de olho nas propostas de cada candidato e espera que a escolha do próximo prefeito seja pautada em compromisso e transparência.

São José do Brejo do Cruz – Kledyanne Cristina

A chapa majoritária será formada por Kledyanne (PL), que será candidata a prefeita, e Biró, atualmente presidente da Câmara, que será candidato a vice-prefeito.

O grupo situacionista tem apoio da atual prefeita Ana Maria, do deputado federal Wellington Roberto, do deputado estadual Gilbertinho, do senador Veneziano Vital e demais forças políticas.

Já no lado da oposição, o nome lançado é o do pré-candidato Dr. Júnior Sales. Ele conta com o apoio do secretário de Articulação Política do Governo, Márcio Roberto, Galego Sousa e o governador João Azevêdo.

Segundo informações de jornalistas locais, Kledyanne corre na frente da disputa. Sua candidatura possui maior adesão da população local, que aprova, em grande maioria, a gestão da atual prefeita.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

Chapa do governo para 2026; o candidato a governador será do PSB? 23 de novembro de 2024 Chapa do governo para 2026; o candidato a governador será do PSB? DESTAQUES: Deputado paraibano chama Bolsonaro de assassino; Panta e Jane confirmam que serão candidatos em 2026; e Wallber Virgolino votará na chapa de Adriano Galdino na ALPB? 22 de novembro de 2024 DESTAQUES: Deputado paraibano chama Bolsonaro de assassino; Panta e Jane confirmam que serão candidatos em 2026; e Wallber Virgolino votará na chapa de Adriano Galdino na ALPB? DESTAQUES: Reforma que Cícero vai fazer no seu secretariado é de olho em 2026; Dois pedidos de Aijes contra o prefeito de Alhandra; e João confirma interesse no senado 21 de novembro de 2024 DESTAQUES: Reforma que Cícero vai fazer no seu secretariado é de olho em 2026; Dois pedidos de Aijes contra o prefeito de Alhandra; e João confirma interesse no senado Por quê a sucessão presidencial para 2026 não empolga ninguém? – Por Gutemberg Cardoso 20 de novembro de 2024 Por quê a sucessão presidencial para 2026 não empolga ninguém? - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: O que está por trás da disputa pela direção da câmara de JP?; ALPB aprova data de nova eleição; e TRE libera Lauremília, Dinho e Raíssa do uso de tornozeleiras 19 de novembro de 2024 DESTAQUES: O que está por trás da disputa pela direção da câmara de JP?; ALPB aprova data de nova eleição; e TRE libera Lauremília, Dinho e Raíssa do uso de tornozeleiras

Está no Hype

Go to Top