Nova sabotagem durante Olimpíada atinge fibras óticas e afeta operadoras francesas de internet

A secretária de Estado responsável pelo Digital, Marina Ferrari, publicou uma mensagem na rede X condenando o que classificou de atos “irresponsáveis” e “covardes”.

“Os danos cometidos em várias regiões na noite passada afetaram nossas operadoras de telecomunicações”, escreveu. “Eles têm consequências, localizadas, no acesso à fibra, telefonia fixa e móvel”, acrescentou.

A imprensa francesa informou que a infraestrutura pertencente às operadoras SFR e à Bouygues Telecom foi vandalizada nos departamentos Meuse e Oise, sul da França.

A ação, que não atingiu Paris, acontece poucos dias após a sabotagem de várias linhas de trem de alta velocidade na quinta-feira (25), que geraram caos nas estações de trem na manhã de sexta-feira.

 

Na noite de quinta para sexta-feira, por volta das 4h da madrugada no horário local, cabos de fibra ótica que passavam perto dos trilhos e garantiam a transmissão de informações de segurança nas linhas férreas para os motoristas, incluindo semáforos, foram cortados e incendiados em várias regiões.

O incidente ocorreu poucas horas antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas, na sexta-feira (26) e durante um dos finais de semanas de maior tráfego nas estações, estradas e aeroportos do país, por conta das férias do verão europeu, em julho e agosto, período de recesso escolar.

Cerca de 800 mil pessoas comparam passagens de trem para viajar no fim de semana. “Cerca de 700.000 puderam ir” e 100 mil tiveram “um trem cancelado”, disse o ministro encarregado dos Transportes, Patrice Vergriete.

Trens funcionam normalmente

“Todos os trens” da rede francesa de linhas de alta velocidade estão funcionando “normalmente”, garantiu Patrice Vergriete.

A empresa ferroviária pública SNCF anunciou no domingo que “não haveria mais interrupções” e os consertos foram realizados para que os passageiros pudessem viajar “a partir da manhã de segunda-feira”.

O custo da sabotagem foi orçado em milhões de euros, entre “perdas comerciais” e “despesas de reparação”, disse o ministro à emissora francesa RTL. Segundo ele, o incidente não terá um impacto direto no preço da passagem”, acrescentou, em resposta a uma pergunta sobre possíveis repercussões nas tarifas.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Teremos virada no segundo turno na PB?; Valdemar defende tese que o congresso dará anistia para Bolsonaro; e Grupo Feliciano não se envolveu na campanha de CG e JP 25 de outubro de 2024 DESTAQUES: Teremos virada no segundo turno na PB?; Valdemar defende tese que o congresso dará anistia para Bolsonaro; e Grupo Feliciano não se envolveu na campanha de CG e JP DESTAQUES: Lula pode presentear a PB com um nome no ministério; Hugo Motta começa a andar pelo Brasil para garantir sua eleição; e Jhony denuncia isenção de imposto em terreno da mãe de Bruno 24 de outubro de 2024 DESTAQUES: Lula pode presentear a PB com um nome no ministério; Hugo Motta começa a andar pelo Brasil para garantir sua eleição; e Jhony denuncia isenção de imposto em terreno da mãe de Bruno DESTAQUES: Em janeiro terá reforma do secretariado de Cícero e João; Passagem de Michelle Bolsonaro por JP decepciona; e em CG, Bruno insiste em lançar Romero como candidato a Governador 23 de outubro de 2024 DESTAQUES: Em janeiro terá reforma do secretariado de Cícero e João; Passagem de Michelle Bolsonaro por JP decepciona; e em CG, Bruno insiste em lançar Romero como candidato a Governador DESTAQUES: Dos seis deputados que Efraim está prevendo, cinco são ligados a Aguinaldo e Daniella Ribeiro; Pastor Sérgio se torna protagonista da campanha; e Galdino em rota de colisão com Efraim  22 de outubro de 2024 DESTAQUES: Dos seis deputados que Efraim está prevendo, cinco são ligados a Aguinaldo e Daniella Ribeiro; Pastor Sérgio se torna protagonista da campanha; e Galdino em rota de colisão com Efraim  DESTAQUES: Provas para afastar Dinho são frágeis; MP pede autorização para investigar suposta compra de votos envolvendo Cássio; e município de Boa Vista nunca elegeu prefeita e vereadora 21 de outubro de 2024 DESTAQUES: Provas para afastar Dinho são frágeis; MP pede autorização para investigar suposta compra de votos envolvendo Cássio; e município de Boa Vista nunca elegeu prefeita e vereadora

Está no Hype

Go to Top