QUINTO CONSTITUCIONAL: Advogados decidem hoje lista sêxtupla para desembargador
Nesta quarta-feira (18), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), promove a eleição que formará a lista sêxtupla de candidatos ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), pelo critério do Quinto Constitucional. Vinte e dois advogados estão na disputa, com votação em João Pessoa e em 11 subseções da OAB espalhadas pelo interior do estado. Confira os locais abaixo.
A votação começou às 8h e vai até as 17h, utilizando 63 urnas eletrônicas fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Em João Pessoa, o pleito ocorre no Clube Cabo Branco. O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, garantiu que todos os preparativos foram concluídos e que o processo está ocorrendo conforme o planejado.
Critério inédito de paridade
Pela primeira vez, a eleição resultará em uma lista sêxtupla com igual número de homens e mulheres, fruto de um projeto desenvolvido pela atual gestão da OAB-PB. Segundo o regulamento, os eleitores podem votar em até seis candidatos, sem obrigatoriedade de equilíbrio entre os gêneros. No entanto, a lista final a ser enviada ao TJPB será composta por três homens e três mulheres.
Locais de votação
Além de João Pessoa, a eleição acontece nas cidades de Mamanguape, Campina Grande, Guarabira, Patos, Monteiro, Princesa Isabel, Sousa, Cajazeiras, Pombal, Catolé do Rocha e Piancó. Em cada uma dessas localidades, as sedes das subseções da OAB funcionam como locais de votação.
Comissão Eleitoral e transparência
Harrison Targino destacou ainda o trabalho da Comissão Eleitoral da OAB-PB, responsável por assegurar que todo o processo, desde a campanha até a eleição, fosse conduzido de maneira justa e organizada. “Nossa Comissão Eleitoral elaborou um regulamento claro e detalhado, garantindo que todos os candidatos tivessem as mesmas oportunidades durante a busca pelos votos. Foi um processo muito discutido e transparente”, ressaltou Targino.
Próximos passos
Depois de concluída a apuração, a lista sêxtupla será composta pelos três homens e três mulheres mais votados. Em seguida, os nomes serão enviados ao Tribunal de Justiça da Paraíba, que selecionará três finalistas. Estes serão submetidos ao governador João Azevêdo, que fará a escolha final sobre quem ocupará a vaga de desembargador do TJPB.
Confira nomes, números e fotos oficiais dos candidatos: