Genial/Quaest: Lula venceria em 2026, mas maioria não quer que ele concorra

Entrevistados mostraram, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro não possa concorrer, preferência por Pablo Marçal, Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro

A última pesquisa Genial/Quaest sobre o cenário para a eleição presidencial de 2026 mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como preferido por 32% dos entrevistados, caso a eleição fosse hoje. Contudo, 58% entendem que ele não deveria buscar a reeleição.

Neste cenário, o presidente aparece à frente do autodenominado ex-coach e ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), com 18% das intenções de voto, e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 15%. Indecisos representam 18% dos entrevistados.

Em um cenário em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030 por duas condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não possa concorrer, três figuras da extrema-direita dividem a predileção do eleitorado bolsonarista.

Estão tecnicamente empatados o autodenominado ex-coach e candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), com 15% das intenções de voto, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 13%. Em seguida, empatada com Tarcísio de Freitas, está a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) que aparece como a preferida por 12% dos eleitores.

Já entre os que votaram em Bolsonaro em 2022, Michelle Bolsonaro aparece com 24%, seguida por Tarcísio de Freitas com 23% e Pablo Marçal com 22%.

Os entrevistados também foram perguntados se o presidente deveria buscar a reeleição no próximo pleito. O que foi mal visto por 58% contra 40% que acreditam que o petista deve buscar um quarto mandato.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 29 de setembro. Foram 2.000 entrevistas presenciais com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.

 

 

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Deputados insatisfeitos estão formando um bloco independente; Queiroga deixa dúvida sobre separar estudantes autistas; e Leonardo Gadelha se despede da Câmara dos Deputados 17 de outubro de 2024 DESTAQUES: Deputados insatisfeitos estão formando um bloco independente; Queiroga deixa dúvida sobre separar estudantes autistas; e Leonardo Gadelha se despede da Câmara dos Deputados DESTAQUES: candidato da PB denuncia que urnas foram fraudadas; três deputados estão indefinidos sobre 2º turno; e em Conceição, Samuel Lacerda é acusado de comprar votos 16 de outubro de 2024 DESTAQUES: candidato da PB denuncia que urnas foram fraudadas; três deputados estão indefinidos sobre 2º turno; e em Conceição, Samuel Lacerda é acusado de comprar votos DESTAQUES: MDB de Veneziano está dividido, qual posição ele vai tomar?; Debate do 2º turno tem ataques e poucas propostas; e Raíssa Lacerda e Dinho Dowsley trocam farpas na CMJP 15 de outubro de 2024 DESTAQUES: MDB de Veneziano está dividido, qual posição ele vai tomar?; Debate do 2º turno tem ataques e poucas propostas; e Raíssa Lacerda e Dinho Dowsley trocam farpas na CMJP DESTAQUES: Qual a probabilidade de virada no resultado de CG e JP?; Inácio Falcão anuncia apoio a Jhony Bezerra; e Grupo da direita procura Mersinho para declinar apoio a Cícero 14 de outubro de 2024 DESTAQUES: Qual a probabilidade de virada no resultado de CG e JP?; Inácio Falcão anuncia apoio a Jhony Bezerra; e Grupo da direita procura Mersinho para declinar apoio a Cícero Marcelo Queiroga e Jhony Bezerra saem na frente ao receberem mais apoio na primeira semana – Por Gutemberg Cardoso 12 de outubro de 2024 Marcelo Queiroga e Jhony Bezerra saem na frente ao receberem mais apoio na primeira semana - Por Gutemberg Cardoso

Está no Hype

Go to Top