CURIOSIDADE DAS ELEIÇÕES: Veja quais foram as cidades que elegeram prefeito, vice e vereadores do mesmo partido em 2024

Nas eleições municipais de 2024, onze cidades brasileiras elegeram prefeito, vice e vereadores do mesmo partido. Dos municípios, 3 ficam no estado da Paraíba.

Segundo o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o MDB vai comandar o maior número de municípios. A sigla elegeu prefeitos, vices e vereadores em cinco cidades.

Logo atrás, aparece o União Brasil, com duas prefeituras e totalidade na representação de Câmaras Municipais. PT, Republicanos, PSD e PSB estão liderando a política de uma cidade cada.

Em tese, isso mostra a força e a concentração de poder de um partido no município. Isso, porque não existe uma oposição organizada na política dessas cidades.

Ou seja, a legitimidade das ações do governo fica muito baixa e comprometida com prefeito e todos os vereadores do mesmo partido. O levantamento das cidades foi feito pelo G1 e confirmado pela Gazeta do Povo.

Confira quais foram as cidades:

Coxixola (PB)

Coxixola, no interior da Paraíba, tem 1.824 habitantes, de acordo com o Censo do IBGE de 2022. A cidade elegeu Nelsinho Honorato (União Brasil) como prefeito, com 89,33% dos votos. Ele derrotou a candidata Professora Cida (PT). A vice eleita é Paloma (União Brasil).

No legislativo, foram eleitos nove vereadores do União Brasil. Ao todo, a disputa por uma vaga na Câmara dos Vereadores tinha 12 candidatos: 10 do União e dois do PT.

Poço Dantas (PB)

Único candidato à prefeitura de Poço Dantas, cidade com 3.830 moradores, Itamar Moreira (Republicanos) foi eleito com 100% dos votos. A vice dele é Claudineide Baltazar, do mesmo partido.

A eleição para a Câmara de Vereadores contou, ao todo, com 10 candidatos – todos do Republicanos. Nove foram eleitos.

Serra Grande (PB)

Vicente (PSB) foi eleito prefeito de Serra Grande, cidade com 2.942 habitantes, com 92,07% dos votos. Ele derrotou Dr. João Paulo (PP), que fez 7,93%. O vice eleito é João Neto, do PSB. A chapa concorreu sem coligação.

A disputa pela Câmara de Vereadores contou, ao todo, com nove candidatos – todos do PSB e todos eleitos.

Floresta do Piauí (PI)

Cidade com 2.333 habitantes, segundo o Censo do IBGE, Floresta do Piauí elegeu Claudionor (MDB) como prefeito e Rufino Torres (MDB) como vice. Eles eram a única chapa que disputava o Executivo na cidade.

Os nove vereadores eleitos também são do MDB. Ao todo, a disputa pela Câmara de Vereadores tinha 10 candidatos – todos do mesmo partido.

Ipaporanga (CE)

Maior cidade entre as 11 que elegeram apenas um partido, Ipaporanga, no Ceará, tem população de 11.575 habitantes, conforme o Censo do IBGE. O município elegeu Amaro Pereira (PT) com 91,96% dos votos. Ele derrotou Cleiton Bebeu (União Brasil), que fez 8,04%. O vice é Cleoto Bezerra, do PT.

Para a Câmara de Vereadores, a cidade tinha 15 candidatos: 10 do PT e 5 do União Brasil. Desses, nove foram eleitos – todos do Partido dos Trabalhadores.

Jacobina do Piauí (PI)

Com 5.613 moradores, Jacobina do Piauí elegeu Vanderlei (MDB) prefeito com 100% dos votos. Ele foi o único candidato a chefe do Executivo. O vice dele é Alex (MDB). A chapa não contou com coligações de outros partidos.

Os 10 candidatos à Câmara de Vereadores eram do MDB – nove foram eleitos.

Mar Vermelho (AL)

Mar Vermelho, em Alagoas, tem 3.115 habitantes. A cidade elegeu André Almeida (MDB) com 100% dos votos. O vice dele é Herminho (MDB). A chapa era a única que concorria à prefeitura.

Nove vereadores foram eleitos – todos do MDB. Ao todo, a disputa pela Câmara de Vereadores tinha 10 candidatos do MDB.

Perolândia (GO)

Única cidade da lista que não está no Nordeste, Perolândia, em Goiás, no centro-oeste brasileiro, tem 2.964 moradores. Única concorrente, Grete Elisa (União Brasil) foi eleita prefeita com 100% dos votos. A vice dela é Vanessa Lima, do União. A chapa recebeu o apoio de PP, PDT, MDB e Republicanos.

A disputa pela Câmara dos Vereadores tinha 10 candidatos – todos do União Brasil. Nove deles foram eleitos.

Pilões (RN)

Com 2.965 habitantes, Pilões elegeu Lena do Céu (MDB) como prefeita com 100% dos votos – ela era a única candidata ao Executivo. A vice dela é Simone De Manoel de Oscar (MDB).

A chapa era coligada com PP e MDB. O Partido Progressistas chegou a indicar como vice Maycon Veríssimo, mas ele foi considerado inapto. O MDB também domina a Câmara de Vereadores, ocupando as nove cadeiras disponíveis. A disputa pelo legislativo teve 10 candidatos, todos do MDB.

Rafael Godeiro (RN)

Ludmila Amorim (MDB) foi eleita prefeita de Rafael Godeiro, cidade com 2.934 habitantes, com 100% dos votos. Ela foi a única candidata na disputa pelo Executivo do município. A vice dela é Nice De Iram, do MDB.

A disputa pela Câmara de Vereadores contou com 15 candidatos: 10 do MDB, três do União Brasil e dois do PSB. Nove vereadores foram eleitos – todos do MDB.

São João do Jaguaribe (CE)

Com 5.855 habitantes, São João do Jaguaribe, no Ceará, elegeu Raimundo Cesar (PSD) com 100% dos votos. O vice dele é Dalenio Augusto (PSD). A chapa foi a única que disputou a prefeitura da cidade.

Na Câmara Municipal, foram eleitos nove vereadores do PSD. Ao todo, 10 concorreram ao legislativo – todos do PSD.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Representação no Congresso: Damião perde e Daniella Ribeiro ganha; Escala 6×1 é o assunto mais comentado nas redes sociais; e Hugo Motta quer reduzir gastos na casa dos deputados 13 de novembro de 2024 DESTAQUES: Representação no Congresso: Damião perde e Daniella Ribeiro ganha; Escala 6x1 é o assunto mais comentado nas redes sociais; e Hugo Motta quer reduzir gastos na casa dos deputados DESTAQUES: Bets esportivas podem estar com os dias contados; Imprensa nacional descobre estratégia de Hugo Motta; e Cícero diz que não será candidato a governador 12 de novembro de 2024 DESTAQUES: Bets esportivas podem estar com os dias contados; Imprensa nacional descobre estratégia de Hugo Motta; e Cícero diz que não será candidato a governador DESTAQUES: ALPB terá que fazer novas eleições para o segundo biênio; Lucas Ribeiro passará o cargo de governador para Galdino; e João Campos lidera corrida em Pernambuco para 2026 11 de novembro de 2024 DESTAQUES: ALPB terá que fazer novas eleições para o segundo biênio; Lucas Ribeiro passará o cargo de governador para Galdino; e João Campos lidera corrida em Pernambuco para 2026 NOVIDADES NA POLÍTICA PARAIBANA: Candidatura da oposição em 2026; nomes, partidos e datas 9 de novembro de 2024 NOVIDADES NA POLÍTICA PARAIBANA: Candidatura da oposição em 2026; nomes, partidos e datas DESTAQUES: Dois vereadores estão agindo contra eleição de Dinho; Lula questiona se congresso vai cortar gastos das emendas; e duas vereadoras de CG correm risco de perder mandato 8 de novembro de 2024 DESTAQUES: Dois vereadores estão agindo contra eleição de Dinho; Lula questiona se congresso vai cortar gastos das emendas; e duas vereadoras de CG correm risco de perder mandato

Está no Hype

Go to Top