Além de Bolsonaro e Lula: país tem outros 11 pré-candidatos à Presidência da República; saiba quem são

A 5 meses das eleições presidenciais, o Brasil já conta com treze pré-candidatos à Presidência da República, mesmo num cenário em que apenas dois deles estejam polarizando as discussões e o debate público: o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT).

A expectativa é que, com o avanço da campanha nas ruas e nas mídias, o eleitor pouco a pouco conheça o perfil de cada postulante. A campanha eleitoral nas redes e nas ruas estará liberada a partir do mês de agosto, quando esse cenário ficará mais cristalino para o eleitor, mas a quebra da polarização parece longe e incerta.

No último sábado (14), o Partido Republicano da Ordem Social (PROS), anunciou a pré-candidatura do empresário Pablo Marçal à Presidência. É mais um que tenta furar a bolha, mas até aqui sem muita evidência. Ele nasceu em Goiânia, atua aplicando treinamentos e mentorias e apesar de estar em um partido de centro-esquerda, se recusa a utilizar esses rótulos.

Além dele, de Bolsonaro e de Lula, já se colocam na disputa os seguintes pré-candidatos: Ciro Gomes, João Dória, Simone Tebet, Andre Janones, Vera Lúcia, Pablo Marçal, Sofia Manzano, Eymael, Felipe D’Avila e Luciano Bivar. A visão ideológica e o que pensam a maioria deles é desconhecida pela maioria, que segue contagiada pelo acirramento eleitoral.

Embora seja difícil “enquadrar” esses nomes num espectro político brasileiro, graças à fluidez dos temas do debate público, o blog Agenda Política organizou, a seguir, um mapa com um panorama resumido dos pré-candidatos, seus respectivos partidos e a visão ideológica que eventualmente estejam atrelados.

Direita e/ou centro-direita

João Dória (PSDB)

Felipe D’avila (Novo)

José Maria Eymael (DC)

Luciano Bivar (União)

Jair Bolsonaro (PL)

Centro

Simone Tebet (MDB)

André Janones (Avante)

Pablo Marçal (PROS)

Esquerda 

Ciro Gomes (PDT)

Lula da Silva (PT)

Sofia Manzano (PCB)

Vera Lúcia (PSTU)

Leonardo Péricles (Unidade Popular)

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Deputados insatisfeitos estão formando um bloco independente; Queiroga deixa dúvida sobre separar estudantes autistas; e Leonardo Gadelha se despede da Câmara dos Deputados 17 de outubro de 2024 DESTAQUES: Deputados insatisfeitos estão formando um bloco independente; Queiroga deixa dúvida sobre separar estudantes autistas; e Leonardo Gadelha se despede da Câmara dos Deputados DESTAQUES: candidato da PB denuncia que urnas foram fraudadas; três deputados estão indefinidos sobre 2º turno; e em Conceição, Samuel Lacerda é acusado de comprar votos 16 de outubro de 2024 DESTAQUES: candidato da PB denuncia que urnas foram fraudadas; três deputados estão indefinidos sobre 2º turno; e em Conceição, Samuel Lacerda é acusado de comprar votos DESTAQUES: MDB de Veneziano está dividido, qual posição ele vai tomar?; Debate do 2º turno tem ataques e poucas propostas; e Raíssa Lacerda e Dinho Dowsley trocam farpas na CMJP 15 de outubro de 2024 DESTAQUES: MDB de Veneziano está dividido, qual posição ele vai tomar?; Debate do 2º turno tem ataques e poucas propostas; e Raíssa Lacerda e Dinho Dowsley trocam farpas na CMJP DESTAQUES: Qual a probabilidade de virada no resultado de CG e JP?; Inácio Falcão anuncia apoio a Jhony Bezerra; e Grupo da direita procura Mersinho para declinar apoio a Cícero 14 de outubro de 2024 DESTAQUES: Qual a probabilidade de virada no resultado de CG e JP?; Inácio Falcão anuncia apoio a Jhony Bezerra; e Grupo da direita procura Mersinho para declinar apoio a Cícero Marcelo Queiroga e Jhony Bezerra saem na frente ao receberem mais apoio na primeira semana – Por Gutemberg Cardoso 12 de outubro de 2024 Marcelo Queiroga e Jhony Bezerra saem na frente ao receberem mais apoio na primeira semana - Por Gutemberg Cardoso

Está no Hype

Go to Top