STF mantém condenação por falsidade ideológica eleitoral contra o vereador de Soledade Netinho Policarpo

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou um recurso extraordinário com agravo relacionado a um caso de falsidade ideológica eleitoral na Paraíba. A decisão, proferida pelo ministro André Mendonça, reforça a condenação do réu, que apresentou diplomas falsos para fins eleitorais.

O STF apontou quatro principais fundamentos para rejeitar o recurso:

1. Ausência de repercussão geral, tornando o caso irrelevante para uma análise mais ampla.
2. Inexistência de ofensa direta à Constituição Federal, o que limita a competência do tribunal para revisão.
3. Suficiência das provas apresentadas no processo anterior.
4. Impossibilidade de reavaliar o conjunto fático-probatório, conforme previsto na legislação.

O réu já havia sido condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo uso de documentos falsos. A decisão do STF reforça o entendimento do TSE, encerrando as possibilidades de recurso no caso.

O recurso não foi aceito, e não serão aplicados honorários advocatícios. O STF destacou que há possibilidade de multa por protelação do processo, com base no Código de Processo Civil (CPC)

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Beneficiados do Bolsa Família poderão ter carteira assinada; João Azevêdo será presidente do PSB; e AIJE pede cassação de vereador de Santa Rita 17 de dezembro de 2024 DESTAQUES: Beneficiados do Bolsa Família poderão ter carteira assinada; João Azevêdo será presidente do PSB; e AIJE pede cassação de vereador de Santa Rita Atentado à dignidade humana: Energisa é condenada após corte de energia em residência com crianças autistas – Por Gutemberg Cardoso 16 de dezembro de 2024 Atentado à dignidade humana: Energisa é condenada após corte de energia em residência com crianças autistas - Por Gutemberg Cardoso Remanejamento de verbas das obras na Paraíba; como fica, o dinheiro volta? – Por Gutemberg Cardoso 13 de dezembro de 2024 Remanejamento de verbas das obras na Paraíba; como fica, o dinheiro volta? - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Romero consegue articulação para eleger presidente da CMCG; Fachin comunica decisão de votos favoráveis a Márcio Roberto; e quem é o padrinho do VLT em CG? 12 de dezembro de 2024 DESTAQUES: Romero consegue articulação para eleger presidente da CMCG; Fachin comunica decisão de votos favoráveis a Márcio Roberto; e quem é o padrinho do VLT em CG? Disputa pelo diretório estadual do PT pode gerar burburinho dentro do partido na PB – Por Gutemberg Cardoso 11 de dezembro de 2024 Disputa pelo diretório estadual do PT pode gerar burburinho dentro do partido na PB - Por Gutemberg Cardoso

Está no Hype

Go to Top