Juíza rejeita ação de Queiroga que pedia cassação dos mandatos de Cícero Lucena e Leo Bezerra

A juíza Silvanna Pires Brasil Gouveia, da 70ª Zona Eleitoral de João Pessoa, rejeitou, nesta quarta-feira (18), a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) movida pelo ex-candidato a prefeito de João Pessoa pelo PL, Marcelo Queiroga.

A ação do bolsonarista pedia a cassação contra o prefeito Cícero Lucena (PP) e o vice-prefeito Leo Bezerra (PSB), além da aplicação da pena de inelegibilidade de oito anos.

No documento, Queiroga cita as operações deflagradas pela Polícia Federal antes do pleito que consagrou a vitória de Cícero e Leo. Segundo o ex-ministro, a campanha política do prefeito e vice-prefeito teve apoio político obtido de forma ilícita, envolvendo pessoas ligadas ao crime organizado em troca de benefícios como cargos públicos.

Na decisão, a magistrada argumentou que não houve benefícios eleitorais aos eleitos com a possível ligação com traficantes.

“Tais condutas, contudo, não podem, por meros respingos indiciários macular a candidatura e eleição de CÍCERO DE LUCENA FILHO, sufragado prefeito do Município de João Pessoa, com ampla maioria de votos”, argumenta Silvanna.

“Se por um lado, a legislação desconsidera a potencialidade de o fato alterar o resultado da eleição, para configuração do ato abusivo; não se pode, simplesmente, desprezar a vontade da maioria da população como termômetro da legitimidade do pleito, que é o bem jurídico tutelado pela AIJE”, destaca Silvanna.

A juíza determinou que o Ministério Público Eleitoral (MPE) avalie possíveis irregularidades administrativas relacionadas às contratações temporárias mencionadas na ação. A magistrada ainda deu um prazo de três dias para coligação de Queiroga interpor recurso.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

Disputa pela vaga de conselheiro do Tribunal de Contas tem acusações e ameaças – Por Gutemberg Cardoso 18 de dezembro de 2024 Disputa pela vaga de conselheiro do Tribunal de Contas tem acusações e ameaças - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Beneficiados do Bolsa Família poderão ter carteira assinada; João Azevêdo será presidente do PSB; e AIJE pede cassação de vereador de Santa Rita 17 de dezembro de 2024 DESTAQUES: Beneficiados do Bolsa Família poderão ter carteira assinada; João Azevêdo será presidente do PSB; e AIJE pede cassação de vereador de Santa Rita Atentado à dignidade humana: Energisa é condenada após corte de energia em residência com crianças autistas – Por Gutemberg Cardoso 16 de dezembro de 2024 Atentado à dignidade humana: Energisa é condenada após corte de energia em residência com crianças autistas - Por Gutemberg Cardoso Remanejamento de verbas das obras na Paraíba; como fica, o dinheiro volta? – Por Gutemberg Cardoso 13 de dezembro de 2024 Remanejamento de verbas das obras na Paraíba; como fica, o dinheiro volta? - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Romero consegue articulação para eleger presidente da CMCG; Fachin comunica decisão de votos favoráveis a Márcio Roberto; e quem é o padrinho do VLT em CG? 12 de dezembro de 2024 DESTAQUES: Romero consegue articulação para eleger presidente da CMCG; Fachin comunica decisão de votos favoráveis a Márcio Roberto; e quem é o padrinho do VLT em CG?

Está no Hype

Go to Top