Ao anunciar um pacote de R$ 33 bilhões da Petrobras na Refinaria de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, nesta sexta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil pode eleger, pela primeira vez, um presidente quatro vezes pelo voto popular.
Em tom político, Lula mandou um recado ao Congresso ao destacar que ainda tem um ano e meio de governo pela frente e deixou no ar a possibilidade de disputar um novo mandato.
“Tem gente que pensa que o governo já acabou, tem gente que já está pensando em eleição. Eles não sabem o que eu estou pensando. Se preparem porque, se tudo tiver como estou pensando, esse país vai ter, pela primeira vez, um presidente eleito quatro vezes pelos braços do povo”.
O presidente também comentou sobre o clima de tensão entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, especialmente após a derrubada do decreto presidencial que aumentava alíquotas do IOF.
“Sou grato ao Congresso Nacional. Quando tem uma divergência, é bom. A gente senta na mesa, vai conversar e resolve. O governo pensa uma coisa, o Congresso está pensando outra. A gente vai resolver isso em uma mesa de negociação. Eu não quero nervosismo”.
O embate envolvendo o IOF foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF), após o Executivo recorrer da decisão legislativa. Nesta sexta, o ministro Alexandre de Moraes suspendeu, em caráter liminar, os efeitos dos decretos do governo e do Congresso, determinando ainda uma audiência de conciliação entre as partes para o dia 15 de julho.