Lula lidera com folga todos os cenários eleitorais para 2026, aponta pesquisa Atlas

Estudo mostra que presidente venceria no primeiro e no segundo turno contra qualquer adversário; popularidade cresce entre jovens, mulheres e famílias de menor renda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao seu governo, além de bem avaliados entre os brasileiros, vence todos seus adversários políticos no que diz respeito ao cenário eleitoral de 2026. É o que revela a pesquisa Latam Pulse da AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, divulgada nesta quinta-feira (31). Além disso, o país ainda enfrenta o menor risco político entre países da América do Sul.

Em todos os cenários simulados de primeiro e segundo turno para 2026, Lula aparece como favorito, vencendo adversários como Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Romeu Zema (Novo). Em um dos cenários simulados, Lula tem 48,5% das intenções de voto no primeiro turno, contra 33% de Tarcísio, e 3,6% de Zema. Lula venceria com 47,8% contra 44,2% de Bolsonaro, se os candidatos fossem os mesmos de 2022, e se o ex-mandatário não estivesse inelegível.

Até mesmo a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro aparece na corrida, em uma segundo cenário, com apenas 29,7% das intenções de voto. Nesse segundo cenário, Zema aparece com 6,6% das intenções.
Já no segundo turno contra Tarcísio de Freitas, Lula abriria ainda mais: 50,4% contra 46,6%. Em eventual confronto com Zema, Lula venceria por 50,7% a 40,6%. Michelle Bolsonaro aparece com 45,9%.

A imagem de Bolsonaro segue majoritariamente negativa, com rejeição alta mesmo entre parte do eleitorado de direita, o que reduz as chances de uma candidatura viável sem anistia e sem uma mudança na Lei da Ficha Limpa. Destaca-se a crescente rejeição ao Bolsonaro: 54% avaliam negativamente o ex-presidente, contra apenas 26% de avaliação positiva.

A pesquisa

A pesquisa, que ouviu 7.334 pessoas entre 25 e 28 de julho, mostra também que a base de apoio ao presidente Lula está consolidada entre mulheres (48,7%), jovens de 16 a 24 anos (54,3%) e nas famílias com renda de até R$ 2 mil mensais (52,1%). Já Bolsonaro tem desempenho superior entre homens e eleitores evangélicos, mas ainda assim é derrotado em todas as faixas de renda e escolaridade.

Outro dado importante do levantamento é que Lula segue sendo o líder político mais bem avaliado país: 47% dos brasileiros têm uma imagem positiva do presidente, contra 42% de avaliação negativa.