Presa na Itália, Zambelli participa de audiência na CCJ da Câmara

Zambelli está presa na Itália, onde aguarda o julgamento de processo de extradição para o Brasil

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) vai participar, por videoconferência, de uma reunião na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (10/9), a partir das 10h. A informação foi confirmada pelo advogado e pelo filho de Zambelli, Fábio Pagnozzi e João Zambelli, respectivamente.

Zambelli está presa na Itália, onde aguarda o julgamento de processo de extradição para o Brasil. Ela e o hacker Walter Delgatti foram condenados pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. A deputada também foi condenada à perda do mandato parlamentar, que está em análise na Câmara.

Zambelli foi autorizada a participar a participar dos depoimentos do hacker Walter Delgatti Neto e o especialista em coleta e preservação de provas digitais, Michel Spiero, assistente técnico da defesa.
Ambos são testemunhas no processo contra a deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP).

Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão em regime fechado por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além disso, ela também foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a cinco anos e três meses de cadeia pelo crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma.

O Regimento Interno da Câmara diz que um parlamentar pode perder o mandato ao ter condenação criminal em sentença transitada em julgado.  A representação é encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, observadas as seguintes normas:

  • recebida e processada na comissão, será fornecida cópia da representação ao deputado, que terá o prazo de cinco sessões para apresentar defesa escrita e indicar provas;
  • se a defesa não for apresentada, o Presidente da Comissão nomeará defensor dativo para oferecê-la no mesmo prazo;
  • apresentada a defesa, a Comissão procederá às diligências e à instrução probatória que entender necessárias, findas as quais proferirá parecer no prazo de cinco sessões, concluindo pela procedência da representação ou pelo arquivamento desta; procedente a representação, a Comissão oferecerá também o projeto de resolução no sentido da perda do mandato;
  • o parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, uma vez lido no expediente, publicado no Diário da Câmara dos Deputados e distribuído em avulsos, será incluído em Ordem do Dia do Plenário.