Prefeitos das cidades com excelência em gestão de saúde repercutem ranking e falam em compromisso e responsabilidade com a população
No último dia 24, o Polêmica Paraíba trouxe aos leitores o ranking dos 10 municípios paraibanos mais bem avaliados no Índice de Gestão Municipal, que são classificados, avaliados e analisados pelo Instituto Áquila
Os dados que foram colhidos na terça-feira, 19 de julho, permitem identificar o nível de desenvolvimento humano do local na circunstância temporal de realização da pesquisa. É importante deixar claro que os dados são atualizados em tempo real, podendo haver modificações a qualquer momento.
Na primeira matéria, trouxemos o ranking das 10 cidades excelentes em gestão de saúde e bem-estar. Alguns prefeitos comentaram a colocação. De acordo com Rogério Campos, prefeito de Cacimba de Areia, primeira colocada no ranking, a gestão está cumprindo a promessa de priorizar a saúde da população do município, com muito compromisso e responsabilidade.
O prefeito Assis Rodrigues, da cidade de Cajazeirinhas, que foi a terceira colocada, disse ter ficado muito feliz e satisfeito com a posição do município, que de acordo com ele, é resultado de muito planejamento e organização por parte da secretaria de saúde.
Conheça abaixo o prefeito de cada município e veja a colocação de cada um.
Em saúde e Bem-estar, são analisados os seguintes fatores:
Cobertura da Atenção Primária;
Expectativa de vida ao nascer (Anos);
Número de leitos hospitalares (SUS) por mil habitantes (Número por mil habitantes);
Número de profissionais da saúde (SUS) (Número por mil habitantes);
Proporção de internações sensíveis à atenção básica – ISAB (%);
Taxa de mortalidade infantil (Número por mil habitantes);
Casos de Covid-19 (Número por 100 mil habitantes);
Mortes por Covid-19 (Número por 100 mil habitantes) e
Aplicação do mínimo constitucional em Saúde.
Confira o ranking com a porcentagem das 10 cidades excelentes em Saúde, na Paraíba.
O Polêmica Paraíba tentou contato com outras prefeituras citadas na matéria, mas até o momento do fechamento não obtivemos respostas.
A secretária de saúde da cidade, Raquel Campos, disse que toda a equipe de saúde recebeu com muita alegria e sensação de dever cumprido. “Com essa conquista vemos que o esforço diário vale a pena. Eu como secretária de saúde tenho orgulho em dizer que trabalhamos incansavelmente e vamos usar essa conquista como combustível”, disse.