“Operação Madeira de Lei: PF realiza 3 mandados de busca e apuração de compra de votos em Cruz do Espírito Santo”

PF apura suspeita de compra de votos em Cruz do Espírito Santo nas eleições de 2024

Na manhã desta quarta-feira (17), a Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão em Cruz do Espírito Santo, na Região Metropolitana de João Pessoa. As ações fazem parte da Operação Madeira de Lei, autorizada pela 3ª Zona Eleitoral de Santa Rita/PB, que investiga possíveis crimes eleitorais cometidos no pleito de 2024.

As diligências têm como alvo investigados suspeitos de participação no crime de corrupção eleitoral. O artigo 299 do Código Eleitoral define a prática como o ato de dar, oferecer, prometer ou receber qualquer tipo de vantagem — dinheiro, bens ou favores — em troca de votos.

Segundo a legislação, a consumação do delito não depende da efetiva entrega ou recebimento da vantagem prometida: a simples promessa já configura o crime. A pena prevista varia de um a quatro anos de reclusão, além de multa entre cinco e quinze dias-multa.

A Polícia Federal lembra que ofertas aparentemente comuns em campanhas, como cestas básicas, materiais de construção ou empregos, podem caracterizar compra de votos e colocar em risco a lisura do processo eleitoral.

O trabalho investigativo segue agora com a análise do material apreendido e novas diligências, que devem ajudar a identificar a extensão da prática ilícita e os envolvidos.