Presidente Lula afirma que vai disputar quarto mandato durante visita à Indonésia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na madrugada desta quinta-feira (23), que pretende disputar um quarto mandato à Presidência da República.

A declaração foi feita durante discurso ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, em visita de Estado ao Palácio Merdeka, em Jacarta.

“Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que estou com a mesma energia de quando tinha 30 anos. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, afirmou Lula.
“Meu mandato termina no final de 2026, mas estamos preparados para disputar outras eleições”, completou.

O anúncio ocorreu após o presidente comentar a relação bilateral entre Brasil e Indonésia, destacando o interesse em aprofundar os laços comerciais e diplomáticos. Mais cedo, ambos os líderes assinaram acordos de cooperação em áreas como agricultura, mineração, energia, ciência, defesa e estatística, reforçando uma parceria estratégica considerada por Lula “cada vez mais relevante”.

Política externa
Lula afirmou que pretende estimular investimentos privados entre os dois países. “Queremos mais empresários brasileiros visitando a Indonésia e mais empresários da Indonésia investindo no Brasil”, disse.

O presidente também destacou que Brasil e Indonésia compartilham posições semelhantes na política internacional, incluindo a defesa do Sul Global, a reforma do Conselho de Segurança da ONU e a busca por uma solução diplomática para a guerra em Gaza.