Lula fala sobre teto de gastos e investimento em políticas sociais
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o teto de gastos nesta quinta-feira (17). Em novo discurso na COP27, em Sharm el-Sheik, no Egito, falou para representantes de movimentos sociais e imprensa brasileira.
No dia seguinte à entrega da minuta da PEC pela equipe de Transição ao Congresso, Lula afirmou que “não adiantar ficar pensando só em responsabilidade fiscal” e afirmou que quando se fala em teto de gastos se tira dinheiro “da saúde, da educação e da cultura”, reforçando as suas falas para dar prioridade aos programas sociais, como o bolsa família.
“Você tenta desmontar tudo aquilo que faz parte do social e você não tira um centavo do sistema financeiro (…). Se eu falar isso, vai cair a bolsa, o dólar vai aumentar, paciência… o dólar não aumenta e a bolsa não cai por conta das pessoas sérias, mas por conta do especuladores que vivem especulando todo santo dia.”, destacou o novo presidente eleito.
Além dessas falas sobre economia, Lula também reforçou o compromisso com os povos indígenas e quilombolas, afirmando que vai dar prioridade as políticas ambientais que convivam em harmonia com os povos originários.