TSE pode cassar candidatura do deputado estadual eleito Marcio Roberto

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou nesta terça-feira (29) o julgamento de um recurso do Ministério Público Eleitoral contra o deferimento do registro de candidatura de Marcio Roberto da Silva (Republicanos). Ele concorreu nas Eleições 2022 ao cargo de deputado estadual pela Paraíba, tendo sido eleito em outubro. Um pedido de vista apresentado pelo ministro Raul Araújo suspendeu a análise do caso.

O relator do processo, ministro Benedito Gonçalves, deu voto para cassar registro do futuro parlamentar. No início do julgamento, o ministro destacou que Marcio teve condenação transitada em julgado em ação civil pública por ato de improbidade administrativa, com a consequente suspensão dos direitos políticos. Assim, estaria inelegível com base na hipótese prevista no artigo 1°, inciso I, alínea “l”, da Lei de Inelegibilidade (LC nº 64/1990).

O Ministério Público Eleitoral impugnou a candidatura do ex-deputado porque o Tribunal de Contas da União (TCU) havia desaprovado as contas dele, quando foi prefeito de São Bento. Ele também já foi condenado por improbidade administrativa.

O relator ressaltou que ficou constatada a ausência de condição de elegibilidade, uma vez que Marcio se filiou ao Republicanos no período em que estava com os direitos políticos suspensos.

“Se o interessado se filiou dentro do período de suspensão [dos direitos políticos], nulo será o ato de ingresso no partido. No caso, inexiste filiação partidária válida por seis meses”, destacou Gonçalves.

O ex-prefeito de São Bento foi eleito nas eleições deste ano com 40.909 votos, retornando à Assembleia Legislativa.

Na Paraíba, no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, a candidatura foi deferida.

 

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Romero flerta com Republicanos e diz que vai ser deputado federal em 2026; João Azevêdo faz alerta para Cícero na campanha; e Cabo Gilberto não apoia Hugo Motta na Câmara 6 de setembro de 2024 DESTAQUES: Romero flerta com Republicanos e diz que vai ser deputado federal em 2026; João Azevêdo faz alerta para Cícero na campanha; e Cabo Gilberto não apoia Hugo Motta na Câmara DESTAQUES: Cabo Gilberto e o PL estão brincando com Wellington Roberto; Pesquisa aponta Jackson Alvino na frente de Nilvan; e Hugo Motta está avançado para ser presidente da Câmara 5 de setembro de 2024 DESTAQUES: Cabo Gilberto e o PL estão brincando com Wellington Roberto; Pesquisa aponta Jackson Alvino na frente de Nilvan; e Hugo Motta está avançado para ser presidente da Câmara DESTAQUES: Hugo Motta já venceu a 1ª batalha para ser o presidente da Câmara; prefeitos aliados do PSB afirmam que ‘’Tibério é o presidente estadual do partido”; e Dra. Paula diz que não rompeu com o governador 4 de setembro de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta já venceu a 1ª batalha para ser o presidente da Câmara; prefeitos aliados do PSB afirmam que ‘’Tibério é o presidente estadual do partido"; e Dra. Paula diz que não rompeu com o governador DESTAQUES: Por que a Paraíba tem mais de 100 mil servidores que não passaram por concurso público e a cada 4 anos só aumenta?; Lucas diz que não mandou indireta para o Governador; e Léa Toscano enfrenta acusações de plágio 3 de setembro de 2024 DESTAQUES: Por que a Paraíba tem mais de 100 mil servidores que não passaram por concurso público e a cada 4 anos só aumenta?; Lucas diz que não mandou indireta para o Governador; e Léa Toscano enfrenta acusações de plágio DESTAQUES: Vice-governador manda indireta para João Azevêdo; Encontro de Lula com a cúpula do PT em JP não acontece e gera especulações; em SP, Datena parte para cima de Marçal 2 de setembro de 2024 DESTAQUES: Vice-governador manda indireta para João Azevêdo; Encontro de Lula com a cúpula do PT em JP não acontece e gera especulações; em SP, Datena parte para cima de Marçal

Está no Hype

Go to Top