Quem é Camilo Santana, escolhido ministro da Educação
Santana foi governador do Ceará por duas gestões e implementou programa de ensino em tempo integral
O presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva, decidiu na noite de segunda-feira (19) quem assumirá uma das mais importantes pastas do seu governo a partir de 2023. O ex-governador do Ceará, Camilo Santana, recém-eleito senador, deixará seu cargo para ficar à frente do Ministério da Educação. Até os últimos dias, havia uma indefinição entre o nome de Santana e de Izolda Cela, eleita governadora do mesmo estado nestas eleições. Izolda deve assumir a Secretaria Nacional de Educação Básica.
Em 2014, elegeu-se governador, cargo que ocupou até 2022, em dois mandatos consecutivos. Em abril deste ano, abriu mão do governo do Ceará para concorrer ao Senado, deixando em seu lugar a vice Izolda Cela. Elegeu-se senador com o maior percentual de votos do país.
Uma das principais marcas do governo de Camilo Santana foi a implementação das escolas em tempo integral. Em evento realizado em março deste ano, quando anunciou o plano de universalização do ensino estadual de tempo integral no Ceará, afirmou que “A escola de tempo integral, além de proteger a nossa juventude e as nossas crianças, gera esperança de um futuro melhor, reduz desigualdades”.
O plano teve continuidade com o governo de Izolda, que na última sexta-feira (16) sancionou a lei que respalda o Programa de Aprendizagem na Idade Certa, expandindo o tempo integral para a rede municipal, em um pacto entre estado e municípios.
A escolha de um nome para assumir o Ministério da Educação não se deu de forma tranquila. Setores do PT tentaram emplacar o líder do partido na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), mas sem sucesso. À princípio, Lula indicava que a escolhida seria Izolda Cela, mas seu nome perdeu força à medida que o PT do Ceará cobrou uma acomodação no governo e Camilo despontava como nome mais forte.
Related Posts
Mais Lidas
- Adriano Galdino mostra poder, Wellington Roberto desmente que vai mudar de partido e mais: veja a participação de Gutemberg Cardoso no Paraíba Agora desta quarta
- Bolsonaro ‘liderando’, Lula e Moraes monitorados e tanques: entenda o relatório da PF
- TCE-PB recebe denúncia de irregularidades na contratação de agentes públicos em Rio Tinto
- Há “robustos elementos de prova” de que Bolsonaro planejou golpe, diz PF
- Cartaxo dispara contra lideranças do PT por falta de apoio durante as eleições em JP
Destaques
Líder da oposição articula reunião com Efraim e Veneziano para conter debandada de deputados
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil), revelou, nesta quarta-feira (27), que a oposição está articulando uma reunião com os senadores Efraim Filho (União Brasil) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB).
Não acredito que eleição de Trump influencie o STF, diz Temer sobre caso Bolsonaro
Ex-presidente classifica como brincadeira informação de que poderia ser vice de Bolsonaro, [...]