“ABIN PARALELA” Pouco antes de morrer Ex Ministro Bebianno denunciou monitoramento de adversários proposto por Carlos Bolsonaro: ASSISTA

Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta segunda-feira (29/1), relacionada a investigações sobre um esquema ilegal de monitoramento de autoridades públicas e cidadãos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Em 2020, Gustavo Bebianno, ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, revelou a intenção de Carlos em criar uma “Abin paralela”.

Em março de 2020, durante uma entrevista ao programa Roda Viva, Bebianno descreveu o comportamento instável de Carlos e a imposição do “gabinete do ódio” no Planalto por parte do vereador. Carlos propôs a criação de uma Abin paralela, desconfiando da Abin existente, e chegou a apresentar nomes de policiais para compor essa estrutura.

Bebianno destacou que ele e o general Santos Cruz aconselharam Bolsonaro a não prosseguir com o programa de monitoramento, mas saiu do governo sem saber se a ideia foi adiante. O ex-ministro também afirmou que o então ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, estava ciente do plano de Carlos.

Bebianno acreditava que a “Abin paralela” seria utilizada para monitorar e criar dossiês sobre adversários políticos e jornalistas, evidenciando uma paranoia familiar de desconfiança generalizada. Ele ressaltou que Bolsonaro não se opôs à instalação dessa instrumentalização política da Abin, mantendo uma postura passiva.

Bebianno, que posteriormente se tornou pré-candidato a prefeito do Rio, faleceu 11 dias após a entrevista, marcando o fim de uma figura central na primeira crise política do governo Bolsonaro, relacionada à suspeita de uso de candidatura “laranja” pelo PSL nas eleições de 2018. Na época, Bebianno alegou ter sido demitido do cargo pelo vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho de Jair Bolsonaro.

Assista a entrevista concedida em 02 de março de 2020

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Reforma que Cícero vai fazer no seu secretariado é de olho em 2026; Dois pedidos de Aijes contra o prefeito de Alhandra; e João confirma interesse no senado 21 de novembro de 2024 DESTAQUES: Reforma que Cícero vai fazer no seu secretariado é de olho em 2026; Dois pedidos de Aijes contra o prefeito de Alhandra; e João confirma interesse no senado Por quê a sucessão presidencial para 2026 não empolga ninguém? – Por Gutemberg Cardoso 20 de novembro de 2024 Por quê a sucessão presidencial para 2026 não empolga ninguém? - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: O que está por trás da disputa pela direção da câmara de JP?; ALPB aprova data de nova eleição; e TRE libera Lauremília, Dinho e Raíssa do uso de tornozeleiras 19 de novembro de 2024 DESTAQUES: O que está por trás da disputa pela direção da câmara de JP?; ALPB aprova data de nova eleição; e TRE libera Lauremília, Dinho e Raíssa do uso de tornozeleiras Quem serão os futuros presidentes das câmaras do Conde, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo e João Pessoa? – Por Gutemberg Cardoso 18 de novembro de 2024 Quem serão os futuros presidentes das câmaras do Conde, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo e João Pessoa? - Por Gutemberg Cardoso PL e PT; qual será a posição dos extremos para as eleições de 2026 na PB – Por Gutemberg Cardoso 16 de novembro de 2024 PL e PT; qual será a posição dos extremos para as eleições de 2026 na PB - Por Gutemberg Cardoso

Está no Hype

Go to Top