ABORTO: Vereador Tarcísio Jardim insinua que mulheres abortam por não controlarem “impulsos sexuais”
O vereador de João Pessoa Tarcísio Jardim, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, causou revolta ao culpar mulheres pela interrupção da gravidez, alegando que elas não conseguem controlar seus “impulsos sexuais”. A declaração foi registrada durante uma Sessão Especial na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), que discutia a interrupção da gravidez de até 12 semanas.
“Estão querendo usar o aborto como meio contraceptivo. Mulheres irresponsáveis que não sabem tomar consciência dos seus próprios atos querem terceirizar a sua culpa e a consequência das suas ações”, declarou, da tribuna da Casa, nesta quarta-feira (27).
Logo depois ele acrescentou: “Na verdade, eu sou uma pessoa irresponsável, eu não consigo controlar meus impulsos sexuais, eu não consigo ter cuidados suficientes na hora de uma relação sexual, então eu vou fazer uma criança, vou fazer um feto, vou fazer uma vida que não seja minha pagar por isso?”, questiona.
A fala de Tarcísio Jardim foi encarada como uma manifestação de misoginia e um ataque aos direitos das mulheres de fazerem escolhas sobre seus próprios corpos.
O projeto em questão busca permitir que as mulheres possam tomar decisões sobre sua gravidez dentro das primeiras 12 semanas, sem enfrentar penalidades legais.