‘AÇÃO CONTROLADA”; Apagão de ontem foi planejado para evitar um caos ainda maior; ENTENDA

O apagão que atingiu regiões de 25 estados e o Distrito Federal no Brasil gerou debates e especulações sobre suas causas. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) esclareceu que o incidente foi uma “ação controlada” em resposta a uma “separação elétrica” ocorrida devido a uma “ocorrência” às 8h31 no sistema interligado.

O problema afetou Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas o governo anunciou a normalização dessas regiões até 10h22. Excluindo Roraima, que não está conectada, as outras regiões foram impactadas.

A sobrecarga em uma linha de transmissão de energia no Ceará foi apontada como a causa inicial. Porém, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou a possibilidade de um “segundo evento” associado a ação humana, levando-o a acionar a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para investigação.

Apesar da complexidade, a atuação do ONS foi assertiva ao modular a carga para evitar a propagação do problema. Isso resultou em uma “separação elétrica” entre as regiões Norte e Nordeste do país e o Sul e Sudeste.

A interrupção durou mais de seis horas e afetou milhões de endereços, destacando a vulnerabilidade do sistema elétrico. O governo sublinhou a importância da investigação e análise técnica para garantir a estabilidade e confiabilidade do fornecimento de energia elétrica no país.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política 12 de julho de 2024 DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de ‘rachadinha’ estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça 11 de julho de 2024 DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de 'rachadinha' estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça Republicanos vai apoiar Jhony se o PSB fechar com Nilvan; Lucena já tem chapas definidas; e candidatura do PT em Santa Rita está mantida 10 de julho de 2024 Republicanos vai apoiar Jhony se o PSB fechar com Nilvan; Lucena já tem chapas definidas; e candidatura do PT em Santa Rita está mantida DESTAQUES: Eva Gouveia não vota em Rosália; Republicanos desiste de Romero; e Cabo Gilberto aparece ao lado Milei e Bolsonaro 9 de julho de 2024 DESTAQUES: Eva Gouveia não vota em Rosália; Republicanos desiste de Romero; e Cabo Gilberto aparece ao lado Milei e Bolsonaro DESTAQUES: Pesquisa de Santa Rita aponta para mudança de candidato; Corrinha Delfino alega que foi vítima de golpe; e Queiroga opina sobre candidatos indo em bairros controlados por traficantes 8 de julho de 2024 DESTAQUES: Pesquisa de Santa Rita aponta para mudança de candidato; Corrinha Delfino alega que foi vítima de golpe; e Queiroga opina sobre candidatos indo em bairros controlados por traficantes

Está no Hype

Go to Top