O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, não gostou das declarações do presidente Lula que também responsabilizou a Ucrânia pela guerra no Leste Europeu. Em sessão nesta terça-feira (18), ele afirmou que vai entrar com um requerimento para que o Chefe do Executivo mude seu discurso.
“É uma fala que não condiz com a realidade e, em nome do poder legislativo, estamos entrando com um requerimento para que o presidente refaça sua fala. A culpa maior, com toda a certeza, é do governo Russo, que invadiu um país democrático e que vivia na paz e tranquilidade e que está sendo destruído”, disse ele.
Galdino pediu que o petista reconsidere sua fala em relação ao tema, uma vez que, segundo ele, a guerra foi provocada pela Rússia. “A nossa solidariedade e o nosso respeito ao povo Ucraniano. Esperamos que os paises da Otan possam se unir para que possamos ter paz e para que coloquem na cabeça dos Russos que essa guerra não interessa a ninguém”, disse ao repudiar a fala do presidente.
Na semana passada, em viagem aos Emirados Árabes, Lula voltou a defender a negociação de paz entre Rússia e Ucrânia. Além disso, ele não quis tomar partido e culpou os dois países pelos conflitos que já duram mais de um ano.
O presidente avaliou como difícil o atual cenário entre os dois países e tornou a afirmar que a paz é a melhor forma para restabelecer um processo de conversação.
“Do jeito que está a coisa, a paz está muito difícil. O presidente Putin não toma iniciativa de paz. O Zelensky não toma iniciativa de paz. A Europa e os Estados Unidos terminam dando contribuição para a continuidade dessa guerra. Acho que nós temos que sentar numa mesa e dizer: chega. Vamos conversar porque a guerra nunca trouxe e nunca trará benefício para a humanidade. É muito importante que as pessoas comecem a discutir a questão de paz”, disse Lula.