Blog Gutemberg Cardoso

Adriano Galdino se antecipa à decisão do STF e anuncia eleição da Mesa Diretora

Adriano Galdino antecipa votação da Mesa Diretora na ALPB em meio a julgamento do STF sobre inconstitucionalidade

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), anunciou durante o programa Correio Debate desta segunda-feira (18) que irá antecipar a votação para a eleição da Mesa Diretora referente ao biênio 2025-2026.  Adriano se antecipou e afirmou que o regimento interno prevê a legalidade e afirmou que  votação deve acontecer entre o final de novembro e o dezembro.

Apesar de a ação estar sendo questionada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Galdino afirmou que o regimento interno da ALPB assegura a legalidade do procedimento, com previsão de realização entre o fim de novembro e dezembro.

A decisão ocorre em meio à formação de maioria no STF para declarar inconstitucionais as antecipações de eleições para mesas diretoras em assembleias legislativas. O Supremo analisa casos de Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte, com votos alinhados dos ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Flávio Dino, que destacam a violação de princípios democráticos. O caso da Paraíba, embora ainda pendente de julgamento, está sob questionamento da Procuradoria-Geral da República (PGR), que pediu a anulação da eleição realizada no início da legislatura.