Aguinaldo Ribeiro (PP) que ja foi líder da maioria na Câmara entre os anos de 2019 e 2021, foi reconduzido ao cargo nesta quinta-feira (23).
O parlamentar ocupa hoje a relatoria da reforma tributária.
“Recebo essa missão com grande honra e o compromisso de trabalhar incansavelmente pelo progresso do nosso país, da nossa amada Paraíba e dos interesses do povo brasileiro. Vamos nos empenhar nos debates necessários para que possamos avançar! Posso dizer, ainda, que com certeza farei o meu melhor para representar e lutar pelas demandas da nossa população. Eu acredito que juntos podemos superar os desafios e construir um futuro com mais desenvolvimento” avaliou Aguinaldo.
FUNÇÕES DO LÍDER DA MAIORIA
No Plenário, cabe ao líder orientar a bancada quanto ao voto; falar por sua bancada no período destinado às comunicações das lideranças; e inscrever integrantes da bancada no horário destinado às comunicações parlamentares. O líder pode solicitar: a votação em globo de destaques; a dispensa da discussão de matérias que tenham parecer favorável de todas as comissões; o adiamento da discussão e da votação de um projeto. Também é função do líder registrar candidatos para concorrer a cargos da Mesa Diretora.
Nas comissões, os líderes têm a prerrogativa de encaminhar as votações e pedir a verificação do quorum para validar uma determinada votação, mesmo que não seja integrante da comissão. Também compete aos líderes indicar os parlamentares para compor as comissões e, a qualquer tempo, substituí-los. São eles, ainda, que indicam os candidatos a presidente das comissões a que tem direito seu partido/bloco. Os líderes também podem solicitar a criação de uma comissão especial para analisar uma proposta mais complexa.