Blog Gutemberg Cardoso

Ala governista estadual do PT tentou emplacar outro nome para a superintendência do Incra-PB, mas Luiz Couto venceu a parada – Veja documento

O novo superintendente Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) na Paraíba, Antônio Barbosa Filho, tomou posse do cargo nessa sexta-feira (14), no auditório do Sebrae, localizado na Avenida Maranhão, 983, Bairro dos Estados, João Pessoa (PB).

O nome de Antônio Barbosa foi uma indicação do deputado federal Luiz Couto (PT), juntamente com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

Contudo, não foi uma escolha “soberana” da classe política paraibana. A ala governista estadual do Partido dos Trabalhadores tentou emplacar outro nome na superintendência do INCRA na Paraíba. Em uma carta dos movimentos sociais campesinos, assinada por parlamentares, secretarias e movimentos paraibanos, o pedido era enfático pelo nome de Cleofas Ferreira Caju.
O advogado possui atuação no assessoramento às organizações populares e movimentos sociais, especialmente, do campo. Além disso, já atuou nas funções de Ouvidor Agrário, Chefe da Divisão de Administração e Superintendente do Incra SR-18/Paraíba.
“Na ausência do consenso é relevante que se observe a hegemonia das forças sociais do campo, que atuam na produção de alimentos saudáveis e no combate à fome. Cientes que o combate à fome só será possível se houver unidades das forças camponesas do campo”, diz trecho da carta.
Confira aqui a íntegra do documento.