ALERTA EM CABEDELO: Mais de dez aves marinhas encontradas mortas nas praias acendem alerta sobre gripe aviária na Paraíba: VEJA VÍDEO

Diversas aves marinhas foram encontradas mortas nas praias de Cabedelo nos últimos dias, totalizando mais de dez casos. Durante uma caminhada pela orla de Cabedelo, neste domingo (28/05), o prefeito Vitor Hugo (União) se deparou com várias aves espalhadas pela areia da praia, o que o levou a alertar a população sobre o perigo de contaminação por gripe aviária.

Preocupado com a situação, o prefeito imediatamente acionou a secretaria de Meio Ambiente (Semapa) para que as aves fossem recolhidas e submetidas a exames a fim de verificar se estavam contaminadas pelo vírus influenza A, mais conhecido como gripe aviária.

“Cuidado por que aves mortas estão sendo encontradas em nossa orla, pode ter correlação a Gripe Aviária!” avisou o prefeito.

Vitor Hugo enfatizou o risco de contaminação e fez um apelo à população, solicitando que evitem qualquer tipo de contato com as aves mortas.

Veja o vídeo:

 

Ações do Governo do estado

É importante relembrar que o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), está seguindo a determinação do Ministério da Agricultura e Pecuária que declarou emergência zoossanitária em todo o país em função da detecção do vírus da influenza aviária H5N1, a gripe aviária.

O estado de emergência zoossanitária é declarado sempre que há risco de uma doença se espalhar rapidamente. Diante disso, está proibido, por exemplo, o trânsito de aves em aglomerações e feiras, sendo permitido apenas aves para abate, portando a Guia de Trânsito Animal (GTA).

A gerente executiva da Defesa Agropecuária, Girlene Alencar, afirmou que os casos relatados no país se tratam de aves silvestres, logo o risco é menor do que em casos de aves comerciais e garantiu que a Paraíba está alerta diante da situação. Ela ainda comentou que, na última terça-feira (23), aves foram encontradas mortas no estado e a Defesa Agropecuária foi chamada. “Esta semana fomos acionados pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) para verificar umas aves encontradas mortas. Fizemos coletas de sangue e enviamos análises para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária para ser detectado se elas morreram de influenza aviária ou outra doença. No momento, estamos aguardando o resultado”, disse.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política 12 de julho de 2024 DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de ‘rachadinha’ estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça 11 de julho de 2024 DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de 'rachadinha' estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça Republicanos vai apoiar Jhony se o PSB fechar com Nilvan; Lucena já tem chapas definidas; e candidatura do PT em Santa Rita está mantida 10 de julho de 2024 Republicanos vai apoiar Jhony se o PSB fechar com Nilvan; Lucena já tem chapas definidas; e candidatura do PT em Santa Rita está mantida DESTAQUES: Eva Gouveia não vota em Rosália; Republicanos desiste de Romero; e Cabo Gilberto aparece ao lado Milei e Bolsonaro 9 de julho de 2024 DESTAQUES: Eva Gouveia não vota em Rosália; Republicanos desiste de Romero; e Cabo Gilberto aparece ao lado Milei e Bolsonaro DESTAQUES: Pesquisa de Santa Rita aponta para mudança de candidato; Corrinha Delfino alega que foi vítima de golpe; e Queiroga opina sobre candidatos indo em bairros controlados por traficantes 8 de julho de 2024 DESTAQUES: Pesquisa de Santa Rita aponta para mudança de candidato; Corrinha Delfino alega que foi vítima de golpe; e Queiroga opina sobre candidatos indo em bairros controlados por traficantes

Está no Hype

Go to Top