Ao blog, Prefeito de Mataraca se pronuncia após grupo chinês desistir da construção de cidade internacional

O prefeito de Mataraca, Egberto Coutinho Madruga, confirmou, em entrevista ao Blog do Gutemberg Cardoso, que o grupo chinês desistiu da construção de um porto de águas profundas e de uma cidade internacional no município. Segundo o gestor municipal, o valor de R$ 9 trilhões seria investido a longo prazo, o que não foi explicado detalhadamente.

“Nesse momento, eles estão desistindo pela complexidade do projeto. Talvez, no futuro, dê certo. Aqui ou em outro lugar. O valor muito alto, segundo eles, seria para vinte anos, não era para ser investido agora, era um projeto a longo prazo. Também não foi explicado isso detalhadamente”, disse o prefeito.

Egberto ainda destacou que o principal objetivo de sua gestão era construir o porto de águas profundas. No entanto, os chineses apareceram com o projeto da cidade internacional, acrescentando o porto durante a construção.

“Estou em paz. O projeto que a gente sempre lutava aqui era a questão do porto, que é um projeto da época do governador Maranhão. O pessoal (grupo chinês) vinha com essa proposta acrescentada com a questão da cidade, e realmente aquela reunião (da divulgação do projeto), foi uma reunião aberta, para a gente começar a discutir essa possibilidade. Porém, o valor muito alto assustou todo mundo”, acrescentou Egberto.

Por último, o prefeito destacou que estará sempre aberto ao diálogo e a novos projetos. “Têm coisas que não dá certo pelo momento, talvez no futuro dê certo, aqui ou em outro lugar. Estamos sempre abertos para o diálogo com o governo, com o grupo (chinês), com as autoridades, com a imprensa. Até encontrar um denominador que acreditamos que vai realmente ser executado”, concluiu.

O que aconteceu com o projeto

O projeto gerou suspeitas sobre a sua viabilidade e a origem dos recursos. Em entrevista à Folha Online, um dos representantes do grupo chinês, Jianing Chen, se recusou a revelar quais consórcios de investidores estavam envolvidos e quantos funcionários trabalhavam na Brasil CRT, empresa que executaria o projeto. Ele também usou um provérbio para desqualificar os questionamentos: “Grilos de verão não podem falar sobre o gelo, e sapos de poço não podem falar sobre o mar.”

Diante das dúvidas, o grupo chinês decidiu cancelar o projeto em Mataraca e notificou a Brasil CRT para isso. Segundo Chen, eles irão realizar outro projeto de investimento maior em outro estado do Brasil, mas não informou qual seria.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Deputado paraibano chama Bolsonaro de assassino; Panta e Jane confirmam que serão candidatos em 2026; e Wallber Virgolino votará na chapa de Adriano Galdino na ALPB? 22 de novembro de 2024 DESTAQUES: Deputado paraibano chama Bolsonaro de assassino; Panta e Jane confirmam que serão candidatos em 2026; e Wallber Virgolino votará na chapa de Adriano Galdino na ALPB? DESTAQUES: Reforma que Cícero vai fazer no seu secretariado é de olho em 2026; Dois pedidos de Aijes contra o prefeito de Alhandra; e João confirma interesse no senado 21 de novembro de 2024 DESTAQUES: Reforma que Cícero vai fazer no seu secretariado é de olho em 2026; Dois pedidos de Aijes contra o prefeito de Alhandra; e João confirma interesse no senado Por quê a sucessão presidencial para 2026 não empolga ninguém? – Por Gutemberg Cardoso 20 de novembro de 2024 Por quê a sucessão presidencial para 2026 não empolga ninguém? - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: O que está por trás da disputa pela direção da câmara de JP?; ALPB aprova data de nova eleição; e TRE libera Lauremília, Dinho e Raíssa do uso de tornozeleiras 19 de novembro de 2024 DESTAQUES: O que está por trás da disputa pela direção da câmara de JP?; ALPB aprova data de nova eleição; e TRE libera Lauremília, Dinho e Raíssa do uso de tornozeleiras Quem serão os futuros presidentes das câmaras do Conde, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo e João Pessoa? – Por Gutemberg Cardoso 18 de novembro de 2024 Quem serão os futuros presidentes das câmaras do Conde, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo e João Pessoa? - Por Gutemberg Cardoso

Está no Hype

Go to Top