Blog Gutemberg Cardoso

Apagão nacional deixa ao menos 17 estados e DF sem energia: Na Paraíba sete cidades foram afetadas

Um apagão de energia foi registrado em várias cidades da Paraíba na manhã desta terça-feira (15), por volta das 8h20 da manhã. A Energisa Paraíba informou que o motivo da queda de energia ainda está sendo apurado, mas que o fato ocorreu em vários estados do país.

Na Paraíba, a falta de energia foi percebida por moradores de João Pessoa, Campina Grande, São João do Rio do Peixe, Cabedelo, Santa Rita e Mamanguape. Na capital, moradores dos bairros Tambiá, Bancários e Bessa notaram semáforos sem funcionamento nas ruas, mas sem registros de congestionamento no trânsito.

A queda de energia afetou o funcionamento do metrô em São Paulo, Belo Horizonte e Salvador.

Um apagão nacional deixou várias cidades sem energia a partir das 8h20 desta terça-feira (15). Há relatos de falta de energia no Distrito Federal e em pelo menos 17 estados: Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Paraíba e Tocantins.

O apagão afetou moradores e prejudicou o funcionamento de serviços públicos. Em Salvador, os semáforos ficaram desligados e o metrô teve de ser evacuado. Linhas dos metrôs de São Paulo e Belo Horizonte também pararam.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema disse que uma ocorrência às 8h31 interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também os do Sudeste.

“As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]”, informou o órgão.

Segundo o coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, a causa do apagão deve ser operacional, pois não há um alerta pela seca, por exemplo, que pudesse impactar a produção e distribuição de energia. “Apesar do baixo nível de chuva, não estamos em uma situação de seca extrema, principalmente na região nordeste, que foi onde começou o apagão”, explica.