APOCALIPSE: Relógio do Juízo final criado por Cientistas afirma que fim do mundo está próximo

Um tempo de perigo sem precedentes:

Fundado em 1945 por Albert Einstein e cientistas da Universidade de Chicago que ajudaram a desenvolver as primeiras armas atômicas no Projeto Manhattan, o Bulletin of the Atomic Scientists criou o Relógio do Juízo Final dois anos depois, usando a imagem do apocalipse (meia-noite) e a linguagem contemporânea de explosão nuclear (contagem regressiva para zero) para transmitir ameaças à humanidade e ao planeta. O Relógio do Juízo Final é definido todos os anos pelo Conselho de Ciência e Segurança do Boletim em consulta com seu Conselho de Patrocinadores, que inclui 10 ganhadores do Prêmio Nobel. O Relógio tornou-se um indicador universalmente reconhecido da vulnerabilidade do mundo à catástrofe global causada por tecnologias feitas pelo homem.

O Texto acima é a tradução do site que mede o relógio do Juízo final criado por 10 vencedores do Pêmio Nobel, entre eles Albert Einstein.

Este ano, o Conselho de Ciência e Segurança do Boletim dos Cientistas Atômicos avança os ponteiros do Relógio do Juízo Final, em grande parte (embora não exclusivamente) por causa dos crescentes perigos da guerra na Ucrânia. O Relógio agora marca 90 segundos para a meia-noite – o mais próximo de uma catástrofe global que já esteve.

Quanto mais perto da meia noite, mais próximo o Apocalipse estaremos, essa é a premissa do Relógio. Apesar de parecer simples, a lógica por trás da medição trás complexos cálculos matemáticos e probabilísticos, entre as causas prováveis para o fim dos dias eles estão: guerras nucleares, doenças epidêmicas e mudanças climáticas. O relógio foi criado logo depois da Segunda Guerra Mundial, quando os cientistas, entre eles o físico Albert Einstein, começaram a se preocupar com a corrida armamentista entre Estados Unidos e União Soviética.

O Relógio foi criado na forma como o conhecemos hoje em 1947 “Relógio do Juízo Final”, um dos ícones mais reconhecidos e duradouros da cultura popular para transmitir a urgência do perigo nuclear. Nas próximas décadas, os ponteiros do Relógio se movem com base nos eventos que levam a humanidade para mais perto ou mais longe do apocalipse nuclear. O Relógio posteriormente inclui os perigos representados pelas mudanças climáticas e outras ameaças existenciais. Quando nasceu o relógio marcava 7 minutos para o fim dos tempos. Quando a contagem começou, o relógio estava a sete minutos da meia-noite. Em meio às tensões nucleares, o relógio chegou a marcar dois minutos para o fim do mundo, em 1953. Com o fim da guerra fria, voltou para 17 minutos.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

Se Lula pedir a vaga de vice de Cícero para o PT, João Azevêdo e o PSB cederiam?: Por Gutemberg Cardoso 23 de maio de 2024 Se Lula pedir a vaga de vice de Cícero para o PT, João Azevêdo e o PSB cederiam?: Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Se Romero desistir para onde irão os eleitores que são contra Bruno?; Em Bayeux, vice de Taciana pode ser Kita; e Secretário deve ir à ALPB 22 de maio de 2024 DESTAQUES: Se Romero desistir para onde irão os eleitores que são contra Bruno?; Em Bayeux, vice de Taciana pode ser Kita; e Secretário deve ir à ALPB DESTAQUES: PT quer Cartaxo prefeito e Cida vice; Tovar nega candidatura de Romero em junho; e Edinho Silva vai substituir Gleisi Hoffmann 21 de maio de 2024 DESTAQUES: PT quer Cartaxo prefeito e Cida vice; Tovar nega candidatura de Romero em junho; e Edinho Silva vai substituir Gleisi Hoffmann DESTAQUES: Camilo Santana esteve na Paraíba e ninguém soube; Cássio pode ser candidato em CG?; e nomes dos vices estão em alta em Bayeux 20 de maio de 2024 DESTAQUES: Camilo Santana esteve na Paraíba e ninguém soube; Cássio pode ser candidato em CG?; e nomes dos vices estão em alta em Bayeux DESTAQUES: Rusga entre Assembleia e o Governo do Estado; PT tem decisão importante na segunda-feira; e Inácio cansou de esperar por Romero em CG 17 de maio de 2024 DESTAQUES: Rusga entre Assembleia e o Governo do Estado; PT tem decisão importante na segunda-feira; e Inácio cansou de esperar por Romero em CG

Está no Hype

Go to Top