Após Polêmica, fotógrafa explica o conceito da foto de Lula com tiro no peito: VEJA VÍDEO
A capa da Revista Folha desta quinta-feira (19) trouxe uma avalanches de críticas e notas de repúdio.
Tratava-se de uma sobreposição de duas fotografias onde Lula aparece com a cabeça abaixada ajeitando a gravata e sorrindo com um buraco na altura do peito.
A foto foi feita pela jornalista Gabriela Bilo experiente e premiada fotógrafa da Folha. Vencedora dos prêmios Vladimir Herzog, IREE, Mulher Imprensa e finalista do prêmio internacional LOBA, da Leica, além de 10 ‘Prêmios Estadão’.
Essa técnica consiste em capturar uma imagem e em seguida capturar uma segunda imagem, sobrepondo as duas formando uma composição. Não é uma foto editada posteriormente. Trata-se de uma técnica fotográfica.
A segunda foto capturada de um buraco na vidraça causado pelos ataques golpista do último dia 09 em Brasília.
Com o acirramento dos ânimos após os ataques à Brasília, a Folha e a fotógrafa sofreram uma enxurrada de crítícas, alegando irresponsabilidade, falta de ética por parte do jornal e da jornalista.
Claramente a foto dá a entender um tiro no coração do Presidente. Porém Gabriela Bilo afirmou que o incômodo que a composição trouxe era esperado e até calculado. As interpretações semióticas trazidas pela foto podem trazer muitas formas de entender.
Em matéria publicada na Folha, a jornalista explicou :
“A foto única trouxe sentimentos ambíguos e leituras diferentes; a meu ver, todos válidos. Há quem veja um presidente derrotado e morto, vítima da violência, há quem veja um poder inabalável, reconstrução, blindagem, resistência, entre muitas outras interpretações”
“fotojornalismo não é feito para agradar”. “Minhas fotos são o espelho do meu olhar. Essa só é a forma como eu vejo o mundo. Você pode ter o seu olhar, discordar do meu, tudo bem, o mundo é plural”.
“Na foto tem quem veja morte, tem quem veja resistência, só um trincado, tem quem veja um sorriso atrás, o Lula arrumando a gravata. Não vou dizer o que você tem que ver”, escreveu. Concluiu a jornalista
Veja o vídeo de Gabriela explicando a composição da imagem Polêmica
#FolhaeBilóemBrasília | “Pra mim, a foto significa que a vida continua em Brasília”. Fotojornalista @gabrielabilo1 explica processo de criação de imagem de capa da Folha desta quinta-feira (19) pic.twitter.com/EJZjXstj04
— Folha de S.Paulo (@folha) January 19, 2023