Após Polêmica, fotógrafa explica o conceito da foto de Lula com tiro no peito: VEJA VÍDEO

A capa da Revista Folha desta quinta-feira (19) trouxe uma avalanches de críticas e notas de repúdio.

Tratava-se de uma sobreposição de duas fotografias onde Lula aparece com a cabeça abaixada ajeitando a gravata e sorrindo com um buraco na altura do peito.

A foto foi feita pela jornalista Gabriela Bilo experiente e premiada fotógrafa da Folha. Vencedora dos prêmios Vladimir Herzog, IREE, Mulher Imprensa e finalista do prêmio internacional LOBA, da Leica, além de 10 ‘Prêmios Estadão’.

 

Essa técnica consiste em capturar uma imagem e em seguida capturar uma segunda imagem, sobrepondo as duas formando uma composição. Não é uma foto editada posteriormente. Trata-se de uma técnica fotográfica.

A segunda foto capturada de um buraco na vidraça causado pelos ataques golpista do último dia 09 em Brasília.

Com o acirramento dos ânimos após os ataques à Brasília, a Folha e a fotógrafa sofreram uma enxurrada de crítícas, alegando irresponsabilidade, falta de ética por parte do jornal e da jornalista.

 

Claramente a foto dá a entender um tiro no coração do Presidente. Porém Gabriela Bilo afirmou que o incômodo que a composição trouxe era esperado e até calculado. As interpretações semióticas trazidas pela foto podem trazer muitas formas de entender.

Em matéria publicada na Folha, a jornalista explicou :

“A foto única trouxe sentimentos ambíguos e leituras diferentes; a meu ver, todos válidos. Há quem veja um presidente derrotado e morto, vítima da violência, há quem veja um poder inabalável, reconstrução, blindagem, resistência, entre muitas outras interpretações”

 

 “fotojornalismo não é feito para agradar”. “Minhas fotos são o espelho do meu olhar. Essa só é a forma como eu vejo o mundo. Você pode ter o seu olhar, discordar do meu, tudo bem, o mundo é plural”.

“Na foto tem quem veja morte, tem quem veja resistência, só um trincado, tem quem veja um sorriso atrás, o Lula arrumando a gravata. Não vou dizer o que você tem que ver”, escreveu. Concluiu a jornalista

 

Veja o vídeo de Gabriela explicando a composição da imagem Polêmica

 

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: TRF-5 julgou o caso Cícero Lucena; Bruno Cunha Lima conseguiu vitória na Justiça; e operação ‘’Fundo do Poço’’ mira o antigo PROS, hoje Solidariedade 12 de junho de 2024 DESTAQUES: TRF-5 julgou o caso Cícero Lucena; Bruno Cunha Lima conseguiu vitória na Justiça; e operação ‘’Fundo do Poço’’ mira o antigo PROS, hoje Solidariedade DESTAQUES: Vereadores de JP estão envolvidos na Operação Mandare; Operação livro aberto chegou nos deputados; e Republicanos não deve aceitar “meia secretaria de educação’’ 11 de junho de 2024 DESTAQUES: Vereadores de JP estão envolvidos na Operação Mandare; Operação livro aberto chegou nos deputados; e Republicanos não deve aceitar "meia secretaria de educação’’ DESTAQUES: Quais nomes podem assumir as secretarias do Governo; Cartaxo deve ser o candidato do PT em JP; e Renata Nóbrega pode voltar para Secretaria de Saúde 10 de junho de 2024 DESTAQUES: Quais nomes podem assumir as secretarias do Governo; Cartaxo deve ser o candidato do PT em JP; e Renata Nóbrega pode voltar para Secretaria de Saúde DESTAQUES: Em 2026, a ALPB vai eleger um governador de forma indireta; Nominando vai ser o prefeito de JP por oito dias; e CMJP tem uma oposição definida e um novo líder 7 de junho de 2024 DESTAQUES: Em 2026, a ALPB vai eleger um governador de forma indireta; Nominando vai ser o prefeito de JP por oito dias; e CMJP tem uma oposição definida e um novo líder DESTAQUES: Quais nomes devem assumir as secretarias do governo; Republicanos vai exigir a vaga de vice de Jhony em CG; e Antônio Roberto revela qual seu destino 6 de junho de 2024 DESTAQUES: Quais nomes devem assumir as secretarias do governo; Republicanos vai exigir a vaga de vice de Jhony em CG; e Antônio Roberto revela qual seu destino

Está no Hype

Go to Top