O Avante formalizou, nesta terça-feira (28), um pedido na Câmara de João Pessoa para que Renato Martins assuma a vaga aberta de vereador na Casa. A vaga surgiu após a morte do Professor Gabriel, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Renato Martins foi eleito suplente de vereador pelo Avante em 2020, com 1.459 votos.
Porém, antes de Renato Martins, o Avante possuía Raíssa Lacerda e Márcio Alencar como suplentes e em melhor colocação. Só que Raíssa e Márcio deixaram o partido após a eleição de 2020. Dessa forma, o cargo deve ficar mesmo com Renato Martins.
Aliás, em 2020, Tanílson Soares conquistou uma vaga pelo Avante e assumiu o cargo. No entanto, em 2022, filiado ao PSB, ele foi eleito deputado estadual, abrindo espaço para um suplente do Avante na Câmara.
Posteriormente, por conta das circunstâncias, o Professor Gabriel assumiu o cargo de vereador. Além do professor, também eram suplentes do Avante: Raíssa Lacerda, Márcio Alencar e Renato Martins.
Com a morte do Professor Gabriel, mesmo filiada ao PSB, Raíssa Lacerda alegou que o seu setor jurídico entendeu que ela é a natural ocupante da vaga na Câmara.
Por outro lado, o entendimento de Raíssa foi contestado pelo Avante, através do presidente estadual do partido, Vitor Hugo.