Banco do Brasil bloqueia cartão de Alexandre de Moraes por sanções da Lei Magnitsky

O Banco do Brasil bloqueou o cartão de crédito de bandeira americana do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, em função das sanções da Lei Magnitsky, informou o Valor Econômico. A bandeira do cartão não foi detalhada, mas ao ministro teria sido oferecida uma alternativa nacional, do tipo Elo, já que esta não possui operações nos Estados Unidos.

O BB não se manifestou oficialmente sobre o caso. Outras instituições consultadas destacaram que, por sigilo bancário, não podem confirmar se Moraes possui contas ou produtos financeiros nelas. Segundo especialistas, apenas o emissor do cartão tem acesso aos dados do cliente, enquanto as bandeiras atuam apenas na estrutura de pagamento, sem visibilidade sobre o portador.

Em evento realizado ontem em São Paulo, CEOs de grandes bancos, como Mario Leão (Santander), Roberto Sallouti (BTG) e Milton Maluhy Filho (Itaú), preferiram não comentar diretamente a situação envolvendo a Lei Magnitsky.
Maluhy, no entanto, afirmou que o setor financeiro é um dos pontos fortes do país e alertou sobre a necessidade de cuidado diante de riscos:

“Sempre aparece um risco novo para o sistema financeiro, basta ler os jornais.”